Aplicar sabonete nas sobrancelhas é indicado mesmo?
Você já deve ter ouvido falar dela: a soap brow. A técnica queridinha de maquiadores e influenciadores de beleza mundo afora agora conquistou a casa do BBB e, consequentemente, o Brasil. Isso porque a sister Juliette Freire é fã de carteirinha da técnica para pentear suas sobrancelhas e deixá-las no lugar.
A técnica é simples e a própria Ju já ensinou em seu Instagram. Com uma escovinha, a maquiadora penteia os fios da sobrancelha, em seguida, ela preenche as falhas com a ajuda de um produto para sobrancelhas e um pincel chanfrado e, para finalizar, ela pega uma escova de dente úmida e penteia os fios para cima. “O sabonete é à prova de bala”, ela brinca.
A trend do soap brows começou graças a uma marca, chamada West Barn Co, que viralizou quando lançou sua pastinha chamada “Soap Brow”. O preço salgado e o difícil acesso da marca fizeram com que entusiastas de maquiagem do mundo todo fossem atrás de um produto similar ao original, mas que fosse bem mais em conta. A solução encontrada por muitos foi optar pelo sabonete de glicerina e uma escovinha de dente, ou um aplicador de máscara de cílios limpo, para pentear os fios.
Apesar de bombar, o dermatologista Daniel Coimbra alerta para os riscos de aplicar sabonete nas sobrancelhas: “Essa região é um pouco mais oleosa por causa dos pelos e deixar o sabonete lá pode ressecar a área e causar dermatites”. A longo prazo, o uso extensivo do sabonete pode até levar a diminuição e perda de pelos.
O médico também alerta para os riscos de irritação nos olhos, caso o sabonete derreta por causa do calor, suor e do sol. “Caso isso aconteça, é importante lavar a região imediatamente”, afirma, e ressalta que o sabonete é feito para ser enxaguado. “Deixá-lo na pele por muito tempo pode irritar a cútis e desencadear alergias desnecessárias”.
Fonte: Revista Glamour