Entrevista concedida pela dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux, à Revista ELA | O GLOBO, 26/01/2019.
1 – CAPRICHE NO CREME
Uma pele bem hidratada é o primeiro passo para conservar o bronzeado. Portando, invista em produtos que contenham ureia, que retém a umidade, e óleos vegetais, que melhoram a elasticidade. Uma dose extra de ácido hialurônico, que normalmente já é produzido pelo corpo, também deixa os tecidos nos trinques.
2 – ATENÇÃO À ESFOLIAÇÃO
O processo elimina as células mortas, promove a limpeza profunda e ajuda a evitar o surgimento de manchinhas que podem aparecer com o sol. Esfolie principalmente o rosto, de duas a três vezes na semana isso também vai melhorar a absorção de cremes e autobronzeadores.
3 – TENHA UM RITUAL PÓS-PRAIA
Se você já se perguntou se os produtos pós-sol fazem a diferença, saiba que a resposta é sim. Os que prometem prolongar o bronzeado geralmente tem ingredientes como Aloe Vera, que acalma e hidrata a epiderme. Podem ser usados no corpo ou no rosto, após o banho.
4 – FIQUE DE OLHO NO PRATO
Coma frutas que contenham polifenóis, como uva, maçã e pera. Esse ativo é antioxidante e anticarcinogênico, ou seja, defende a pele dos efeitos maléficos da radiação ultravioleta.
5 – AJUSTE A TEMPERATURA
Sempre tome banho com água fria depois da exposição ao sol. Assim como a temperatura da água interfere na saúde do cabelo, ela influencia na duração do bronzeado. A água quente desidrata e faz com que a cor desbote mais rápido.
6 – COMA SALADAS VARIADAS
Alimentos com betacaroteno, como cenoura, batata-doce e brócolis, estimulam a produção de melanina, o pigmento natural da pele. Também é legal tomar sucos com beterraba todo dia, semanas antes de ir à praia.
7 – RELÓGIO É AMIGO
Até as 10H e depois das 16H, os raios solares são mais fracos, o que diminui a chance de vermelhidão e deixa o bronzeado mais natural. Outra dica é aumentar o tempo de exposição de forma gradual. Comece indo pouquinho tempo e vá aumentando os minutos a cada dia.
Fonte: O GLOBO