Verão é época de… brotoejas!

Salvem os bebês, as brotoejas estão de volta no verão.

A popularmente conhecida brotoeja (miliária) se apresenta como uma erupção cutânea relacionada às glândulas que produzem o suor (sudoríparas) e afeta em sua maioria os nossos pequenos, mas enganam-se quem pensa que só as crianças são vítimas, alguns adultos, principalmente aqueles com predisposição, também podem apresentar as famosas lesões típicas do verão.

Tradicionais vítimas das brotoejas no verão, os bebês não são as suas únicas vítimas. Adultos com predisposição ou expostos aos fatores desencadeantes também podem registrar ocorrência de brotoejas.

Tradicionais vítimas das brotoejas no verão, os bebês não são as suas únicas vítimas. Adultos com predisposição ou expostos aos fatores desencadeantes também podem registrar ocorrência de brotoejas.

O quadro está relacionado com o aumento do calor e da produção do suor que, extravasando dentro da pele, antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório benigno.

Manifestações clínicas da brotoeja

A localização mais comum é o tronco e a região dos ombros e costas. As lesões geralmente são acompanhadas por coceira. Formam-se “bolinhas avermelhadas” ou pequenas bolhas sobre pele avermelhada, podendo, em alguns casos, formar lesões mais expressivas.

Devido à coceira, a pele pode apresentar sinais de escoriação e pequeninas crostas sobre as lesões, devido à ruptura das bolhas pela fricção das unhas e dedos. É comum a ocorrência de infecção secundária à doença, com o surgimento de bolhas de pus ou nódulos mais dolorosos. Porém, em ambos os casos, o mais aconselhável é visitar um dermatologista e evitar preocupações em decorrência de um agravamento do quadro e recidivas graves.

Tratamento

Para evitar as brotoejas deve-se usar roupas frescas, tomar banhos frios e se proteger do calor, evitando o excesso de suor. O ar condicionado é um grande aliado no combate à doença.

Em crianças bem pequenas, o ideal é evitar o excesso de roupas, principalmente nos recém-nascidos, hábito comum entre pais de “primeira viagem” com preocupação excessiva em agasalhar seus filhos.

A miliária e as infecções secundárias que podem acompanhar a doença têm tratamento, que será determinado pelo médico dermatologista, de acordo com cada caso.

Fontes:
– Dermatologia.net – http://goo.gl/Ow7vxJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>