Vaidade Masculina e as Tendências do Mercado de Beleza Para os Homens.

A maioria dos homens nas grandes cidades já perceberam que uma boa aparência está relacionada tanto ao sucesso profissional quanto na vida pessoal.

A maioria dos homens, nas grandes cidades, já percebeu que uma boa aparência está relacionada, principalmente, ao sucesso na vida profissional.

Os cuidados com a aparência e com o corpo, como pentear os cabelos com gel, aplicar um hidratante facial e protetor solar, usar creme nas mãos, ir à manicure e massagista ou realizar uma limpeza de pele são atitudes que estão, definitivamente, incorporadas ao universo masculino. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica indicam que, atualmente, 18% dos pacientes que procuram os consultórios são homens com necessidade de corrigir problemas que variam de olheiras, rugas, até barba e gordura localizada.

Números que não param de crescer.

Há cerca de 15 anos, uma nova geração de homens vêm rompendo com o comportamento tradicional sexista e buscando cuidados relacionados à beleza. “Este número vem crescendo ano após ano. Cerca de 20% dos pacientes que entram no meu consultório hoje são homens preocupados com a aparência. Essa preocupação envolve desde cuidados de rotina com a pele e os cabelos, até Botox para tratar marcas de expressão, preenchimento com Ácido Hialurônico para o rejuvenescimento, principalmente da face, e outros procedimentos como criolipólise e radiofrequência para gordura localizada e flacidez”, comenta com entusiasmo o dermatologista Daniel Coimbra.

O dermatologista ressalta ainda que o uso de ácido hialurônico para tratar as olheiras está entre os mais procurados e que, dependendo do caso, a satisfação é ainda maior, já que algumas ruguinhas finas na região também desaparecem com o uso do preenchedor. “Neste momento nos tornamos “heróis” para o paciente”, brinca Daniel.

Informação x Influência.

Na opinião da diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Eliandre Costa Palermo, o acesso constante à informação sobre o mercado de beleza e estética é o que mais tem influenciado os homens nesta mudança de comportamento. ”Saber que existem tratamentos minimamente invasivos, sem cirurgias e que não os afastam do ambiente de trabalho conta muito na hora de optar por alguma alteração no visual”, destaca.

Apesar de os problemas estéticos masculinos estarem mais frequentemente relacionados à região da barba, pálpebras e bolsas de gordura sob os olhos, a gordura abdominal, queda de cabelo e a perda do contorno facial também constituem parte das reclamações dos rapazes. “Tratamentos minimamente invasivos com resultados imediatos, em minha opinião, são os maiores atrativo para os homens. Em geral, eles preferem procedimentos feitos no consultório, com resultados mais naturais e poucas horas de afastamento da rotina de trabalho e social. Acredito que os avanços tecnológicos ainda devem ampliar essas vantagens nos próximos anos e levar mais interessados aos consultórios dermatológicos”, vislumbra Daniel Coimbra.

Toxina botulínica.

Homens gostam de praticidade e tecnologia de ponta. Por isso, preferem realizar tudo em um só dia. Segundo estudos da SBCD, os homens não são adeptos de procedimentos que demandam múltiplas sessões porque isso significa prolongar o tratamento por isso a maioria dos profissionais tratam este público de forma otimizada para ganhar tempo e assegurar bons resultados.

Apesar de inúmeras tecnologias à disposição da vaidade masculina, a aplicação de toxina botulínica é a mais realizada, tanto em homens quanto em mulheres acima de 35 anos, segundo dados estatísticos da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética. Dados que refletem também as estatísticas brasileiras.

Quantos aos cuidados de rotina, aqueles feitos em casa, os homens ainda precisam entender que a sua pele é diferente das mulheres, mais oleosas, densas e menos propensa a rugas, Por isso, nem sempre um produto feminino terá bom efeito na pela masculina. O ideal é visitar um dermatologista, especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para uma avaliação antes de investir em uma linha de cuidados.

 

Fontes:
– Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – http://goo.gl/iwi4My
– Beleza Masculina – http://goo.gl/Fn9Xtt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>