Uso de máscara de tecido pode provocar alergia no rosto? Dicas para cuidar da pele em casa

Dermatologista ensina de forma simples e prática como evitar problemas de acne e rosácea durante a pandemia e alerta que uso de ácido e maquiagem pode agravar irritação

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Por Cristiane Rodrigues, Gshow — Rio de Janeiro

A importância do uso de máscaras para combater o avanço do coronavírus é inquestionável. Não importa se é descartável, cirúrgica ou de tecido. Desde que a pandemia surgiu, a peça virou item obrigatório para manter a saúde em segurança. Mas há quem esteja apresentando problemas de alergia na pele, como irritações, espinhas, dilatações do poros e vermelhidão no rosto.

Para desvendar mitos e verdades de beleza, o Gshow conversou com o médico Daniel Coimbra, dermatologista de Cauã Reymond, Emanuelle Araújo, Regiane Alves, entre outros. Anote dicas e veja como cuidar da pele em casa de forma simples, prática e eficaz.

“Com toda essa situação de confinamento, as pessoas estão mais estressadas e com menos qualidade de vida. Isso aumenta algumas doenças inflamatórias da pele como acne e rosácea. O uso da máscara abafa a pele, principalmente na região do nariz e boca. Isso ocasiona o aumento da oleosidade no local, o que pode levar ao agravamento de problemas na pele do rosto”, resume o especialista.

A boca e o nariz são áreas que mais concentram bactérias e o ambiente abafado pelo tecido é propício a aumentar a proliferação desses microrganismos. Por isso, a dica é seguir a recomendação de higiene da pele e trocar a máscara com frequência.

RosaceaRo

– É necessário trocar de máscara de duas em duas horas ou toda a vez que a peça ficar úmida. Se for reutilizável, lavar bem e secar ao sol ou com ferro quente. A higiene sempre será a principal recomendação.

– Antes e depois de usar a máscara é essencial limpar bem a pele. Isso evita o acúmulo de oleosidade na região.

– Fazer a hidratação da pele após lavagem pode auxiliar a diminuição de problema de rosácea na área. A recomendação é usar um hidratante com produtos mais leves, de preferência um sérum. Escolha produtos oil-free.

– Quem apresentar maior irritação na pele do rosto deve evitar ou suspender o uso de ácidos mais fortes à noite. Lembre-se que a pele precisa respirar e uma noite sem produtos pode ajudar na recuperação.

– Evite o uso de maquiagem no dia a dia.

– Use sempre filtro solar para prevenir o envelhecimento da pele mesmo com máscara. O tecido não impede os raios ultravioletas.

– Lave sempre com água gelada.

– Compressa de chá de camomila gelado é um excelente calmante natural para a pele. Use uma gaze e deixe por 10 minutos na pele. Se tiver água termal, borrife na pele e deixe secar naturalmente.

Fonte:
https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/uso-de-mascara-de-tecido-pode-provocar-alergia-no-rosto-dicas-para-cuidar-da-pele-em-casa.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>