Queda do Cabelo: o estresse e outras causas.

O cortisol, hormônio produzido em abundância em situação de estresse, pode ser uma das causas da queda do cabelo.

O cortisol, hormônio produzido em abundância em situação de estresse, pode ser uma das causas da queda do cabelo.

O estresse pode causar queda de cabelo porque compromete a circulação sanguínea dificultando a fixação dos fios no couro cabeludo. Na mulher, o estresse aumenta a produção de estradiol, um importante hormônio que em desequilíbrio dificulta a entrada de nutrientes na região capilar, diminuindo o crescimento dos cabelos, tornando-os mais finos e consequentemente causando a queda. O estresse ainda aumenta as chances de oleosidade capilar, que favorece a caspa e outras doenças do couro cabeludo que também levam a queda.

Evitar o estresse e a ansiedade é a melhor dica para evitar a queda, mas como fugir da agitação do dia a dia? Mais compromissos e cada vez menos tempo para realizá-los é fator preponderante na produção de cortisol, outro hormônio importante para o equilíbrio do organismo, mas que em excesso pode causar graves prejuízos à saúde e também queda de cabelo.

Outro fator importante na causa da queda é a oleosidade excessiva e para evitá-la siga os seguintes cuidados:
· Aumentar o consumo de proteínas investindo nas carnes (magras) e nos laticínios, como leite, iogurte e queijo;
· Lavar os cabelos dia sim, dia não;
· Lavar o couro cabeludo com xampu anticaspa uma vez por semana para diminuir a oleosidade;
· Aplicar menos condicionador no couro cabeludo priorizando os fios;
· Enxaguar muito bem os cabelos;
· Evitar prender os cabelos molhados e dormir apenas após secá-los.

Vitamina antiqueda.

Para fortalecer os fios e prevenir a queda de cabelos é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em Vitamina C e E, como laranja, limão, morango, amêndoas e amendoim. O magnésio, mineral encontrado no abacate e abacaxi, por exemplo, em falta no organismo também pode favorecer a queda do cabelo. Ácidos Graxos essenciais como o ômega 3 e o ômega 6, encontrados na maioria das oleaginosas e no salmão, também auxiliam no tratamento da queda.

Se a sua queda de cabelo for muito intensa, procure um dermatologista especialista para exames específicos. Caso a queda não esteja relacionada às taxas hormonais ou a outros problemas de saúde, é provável que ele te encaminhe a um terapeuta capilar para uma análise e limpeza do couro cabeludo (detox capilar). Este procedimento oxigena a região, remove resíduos de produtos, como cloro, sal e a oleosidade, que impedem o crescimento dos fios e causam, entre outros problemas, a queda.

Fontes:
– Tua Saúde – http://goo.gl/iJjNRX
– Mais Que Perfeita – http://goo.gl/cAkjYc
– Mulher de Classe – http://goo.gl/thTTmb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>