O que é Milium?

Apesar de não representarem mal algum a saúde, os miliuns são esteticamente incômodos e dependem de um dermatologista para o tratamento.

Apesar de não representarem mal algum a saúde, os miliuns são esteticamente incômodos e dependem de um dermatologista para o tratamento.

O milium é um pequeno cisto epidérmico que está localizado na região superficial da pele. Seu conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

O milium se manifesta como lesões pequenas que podem ser amareladas ou esbranquiçadas, localizadas frequentemente no rosto: ao redor dos olhos principalmente, apesar de que podem aparecem em qualquer lugar.

É muito comum em recém-nascidos, mas pode aparecer em qualquer pessoa, principalmente quando a pele está em processo de cicatrização.

Tipos

O milium se manifesta sob duas formas clínicas: milium primário e milium secundário:

Milium primário: ocorre geralmente nos recém-nascido, na região facial, principalmente no nariz. Ocorre em aproximadamente 50% dos recém-nascidos, e desaparecem em alguns dias.

Milium secundário: pode ser encontrado em qualquer parte do corpo, também após traumas e em muitas doenças de pele, incluindo o penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa, líquen plano bolhoso, a porfíria cutânea tarda e queimadura.

Causas

O milium resulta da proliferação de células de queratina da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética ou ao processo de cicatrização local. Por isso mesmo, ele pode aparecer em cicatrizes, após tratamentos de dermoabrasão (em que a pele é lixada e desgastada) ou mesmo tratamentos usando laser. Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. São lesões totalmente benignas, mas algumas podem crescer bastante.

Buscando ajuda médica

Mesmo sendo benignos, eles são cistos visíveis na pele, e por isso causam certo desconforto estético aos pacientes, o que os leva à consulta com o dermatologista.

Diagnóstico

O diagnóstico do milium é meramente clínico, feito pela análise do dermatologista e não requer exames.

Tratamento

O tratamento do milium pode ser feito com cremes esfoliantes, limpeza de pele, peeling de diamante ou peeling de cristal, peelings químicos, uso local de ácido retinóico e retirada cirúrgica, que é muito simples e rápida.

É muito importante, no entanto, que o tratamento seja feito pelo dermatologista, com todo o cuidado, e nunca pelo paciente em casa, que pode machucar a pele, deixa-la marcada e até predispor-se a infecções.

O tratamento é opcional, puramente estético, uma vez que se trata de uma lesão benigna, embora possa crescer um pouco com o tempo. De qualquer forma não costuma ultrapassar poucos milímetros de diâmetro.

Fonte:
– http://www.minhavida.com.br/saude/temas/milium

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>