Exercícios Físicos em Excesso Podem Representar Riscos à Saúde.

A Síndrome do Excesso de Treinamento, como é conhecida entre os profissionais da Medicina do Esporte a obsessão por treinar excessivamente a fim de obter melhores resultados, pode causar sérios danos à saúde, além de afetar os músculos e o sistema cardiovascular. Alertam os médicos que todo treino depende, principalmente, de descanso para melhores resultados.

O equilibro é fundamental em diversas situações do dia a dia, inclusive na prática de atividades físicas. O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só para a musculatura, como também para o sistema cardiovascular. Bom para o corpo e a saúde são os exercícios regulares, o equilíbrio entre sedentarismo e vigorexia, outro nome dado à Síndrome do Excesso de Treino.

Por causa do excesso de treinamento, começam a ocorrer mudanças significativas no organismo do atleta, entre elas a produção equivocada de certos hormônios e uma permanente taquicardia, mesmo com o corpo em repouso. Sintomas como irritabilidade e insônia afetam o rendimento dessas pessoas nas atividades do cotidiano e a diminuição das células de defesa pode ser uma porta aberta a uma série de infecções, onde amidalites e infecções do trato urinário são as mais frequentes. Com relação ao sangue, uma anormalidade pode torná-lo mais espesso e até provocar um infarto do miocárdio ou a um derrame cerebral, por exemplo, além do risco aumentado de arritmia e a evolução do quadro para uma parada cardíaca.

Malhar mais de 4 vezes por semana pode prejudicar mais do que ajudar. Segundo especialistas, quanto mais pesado o treino, maior deve ser o descanso.

Malhar mais de 4 vezes por semana pode prejudicar mais do que ajudar. Segundo especialistas, quanto mais pesado o treino, maior deve ser o descanso.

Na opinião de alguns atletas que já viveram esta experiência, os sinais de esgotamento emitidos pelo corpo são muito semelhantes àquela sensação de preguiça logo após as refeições e a tendência é o atleta forçar ainda mais os treinos na busca por compensação. O resultado é uma queda ainda maior de massa muscular, produtividade e uma baixa imunológica.

Segundo psicólogos, a vontade de fazer cada vez mais exercícios físicos pode ser comparada a uma compulsão. É uma ação repetitiva, associada a uma ideia obsessiva de querer resultados, que pode ser o ganho de massa magra ou mesmo perda de peso associada a dietas. O quadro assemelha-se ao vício químico e geralmente está associado à distorção da autoimagem, com sérias consequências à saúde mental.

Envelhecimento Precoce.

Exercício em excesso também pode causar déficit de gordura no rosto de atletas pela porcentagem baixa de gordura corporal o que contribui para uma aparência envelhecida. Além disso, podem produzir uma sobrecarga de radicais livres, que resulta da produção de energia pelo tecido muscular, causando morte celular e envelhecimento precoce. O atleta que corre de maneira exagerada, por exemplo, começa um processo de estresse oxidativo pelo esforço excessivo. O corpo não consegue neutralizar a ação desses radicais livres porque as substâncias antioxidantes que ele produz e as que ingerem, através de suplementos, não são suficientes para compensar o desgaste.

Tratamento.

Para reverter o quadro, o tratamento é dar um tempo, parar com os exercícios. Os médicos sugerem primeiro cuidar do estresse causado pela síndrome e só depois recomeçar os exercícios do zero, com o acompanhamento de um educador físico competente e principalmente um médico cuja especialidade contemple a área esportiva e nutricional. Para reverter danos acumulados no rosto, procure um dermatologista especialista, reconhecido pela SBD, e busque informações sobre preenchedores, como o ácido hialurônico, que revertem esses danos preenchendo os espaços entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as depressões, como também rugas, sulcos e a hidratação.

Seja na recuperação da síndrome de excesso de treinamento ou na atividade física do dia a dia, a dica principal é sempre dar um descanso ao corpo. Quanto mais intenso for o treino, maior deve ser o período de descanso e os intervalos. O benefício está no equilíbrio!

Fontes:
– Bem Estar – http://goo.gl/R1bgV7
– Minha Vida – http://goo.gl/SzVjEg
– Saber Viver – http://goo.gl/j3nr4P

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>