Diminuir as rugas, clarear manchas da pele, combater radicais livres: os benefícios de usar produtos com vitamina C

Fundamental para a função metabólica, a Vitamina C, ou ácido ascórbico, é atualmente o principal coadjuvante no tratamento e manutenção da saúde e beleza da pele.

Fundamental para a função metabólica, a Vitamina C, ou ácido ascórbico, é atualmente o principal coadjuvante no tratamento e manutenção da saúde e beleza da pele.

Os efeitos da vitamina C na pele são quase como um truque de mágica. A vitamina é capaz de aumentar a produção de colágeno, clarear as manchas, proteger contra os danos da exposição solar, cicatrizar feridas e minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Sim, isso quer dizer uma pele mais firme, radiante e com menos linhas de expressão e rugas. Não há contraindicação para o uso da vitamina C: a substância pode ser usada para prevenir os sinais do envelhecimento em todos os tipos de pele.

Produtos de uso tópico com vitamina C, como cremes antiidade, loções e géis hidratantes, mantêm uma concentração maior da substância na pele do que quando ingerida por via oral. Abaixo, alguns motivos para você incluir formulações com vitamina C nos cuidados diários da pele.

Combate às rugas

A vitamina C é um dos fatores essenciais para a produção e estabilização do colágeno I e III, os principais do nosso corpo. O colágeno mantém mais água e elasticidade em suas fibras, prevenindo o surgimento de rugas. Além da pele, o colágeno também ajuda a deixar os cabelos e unhas mais bonitos.

Reduz os danos causados pelo sol

A ação antioxidante da vitamina C protege a pele dos raios solares e reduz os efeitos provocados pelo sol. Isso ocorre tanto para o envelhecimento da pele quanto para o surgimento do câncer. Isso não quer dizer que a vitamina C seja substituta do protetor solar (imprescindível para evitar as queimaduras). Ela funciona para impedir a degradação do organismo causada por esses radicais a partir da exposição aos raios UV.

Poderoso antioxidante

Os radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo próprio organismo ou por fatores externos como sol, cigarro, estresse e poluição – que, em condições normais, nosso corpo se encarrega de neutralizar naturalmente. As substâncias antioxidantes são as responsáveis por neutralizar os níveis de radicais livres no organismo. A vitamina C é rica em antioxidantes e combate os radicais livres através de reações químicas do metabolismo, além de ter efeito clareador e melhorar a imunidade.

É fundamental no processo de cicatrização e produção de colágeno, previne doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, catarata, melhora a fertilidade masculina e a absorção de ferro.

Quais os alimentos com mais vitamina C

A vitamina C está presente em vários alimentos, principalmente nas frutas cítricas, como kiwi, acerola, caju e morango. Os legumes verde-escuros são ricos em vitamina C: brócolis, couve e agrião, por exemplo. É possível encontrá-la também em alguns alimentos de origem animal, como o leite de vaca e de cabra e os fígados, tanto do boi quanto de porco ou de frango.

O corpo costuma trabalhar com uma reserva de 1500mg de vitamina C, que rapidamente se degrada perante o sol e o oxigênio, por isso precisamos repor diariamente. Na maioria dos casos, é preciso suplementar a dieta  com vitamina C sintetizada em cápsulas efervescestes, comprimido ou gotas.

Fonte:
http://goo.gl/PPgX6p

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>