Cuidados Com os Cabelos no Verão

Sol, vento, sal e cloro são os principais agressores dos cabelos durante o verão. Para minimizar os danos, especialistas dão dicas que podem ser usadas durante todo ano. (shutterstock).

Sol, vento, sal e cloro são os principais agressores dos cabelos durante o verão. Para minimizar os danos, especialistas dão dicas que podem ser usadas durante todo ano. (shutterstock).

Quando o assunto é verão nada melhor do que praia, mar, areia, piscina, vento e sol, muito sol! No entanto, enquanto damos um alívio para o corpo, nem percebemos como a pele e os cabelos sofrem com a ação desses agentes, principalmente os cabelos, já que a pele tem como aliado o filtro solar. Aos poucos, sol, sal, cloro e vento vão acumulando agressões nos fios sem que as pessoas percebam e quando se dão conta, o estrago já está feito e os cabelos não são mais os mesmos.

Segundo dermatologistas, o vento, o sol e o sal do mar, além do cloro da piscina, isolados ou em conjunto, levam a danos na cutícula dos cabelos, a capinha que protege a frágil estrutura dos fios das agressões externas. Isso provoca desidratação e acaba criando pontas duplas e o frizz, que são o resultado de cabelos ressecados e danificados. Outro drama típico do verão, e um temor para Cabelos loiros e tratados com descolorantes, é o cloro na água das piscinas. A reação química dos produtos usados para manter os fios claros com o cloro presente na água tratada das piscinas resulta do esverdeamento dos fios. Por isso, independente do tratamento que a água recebeu é importante redobrar a atenção ao tratamento dispensado aos cabelos claros.

Como evitar esses problemas e cuidar da saúde capilar.

– Usar um protetor solar específico para os cabelos. Mousses, óleos, leave-ins, xampus e condicionadores com função de máscara protetora. A regra é similar ao protetor solar para a pele e deve ser aplicado antes de expor as madeixas ao sol.

– Proteger os fios com bonés, bandanas e chapéus pode ser uma opção à indicação acima. Quase todos os produtos que oferecem proteção aos cabelos deixam os fios pesados e unidos. Para algumas pessoas isso pode ser um grande incômodo.

– Lavar os cabelos com água corrente após os banhos de mar e piscina e reaplicar o filtro de tratamento é fundamental para manter os fios sadios e protegidos.
Nem sempre o chuveiro da praia oferece uma água adequada, portanto, uma garrafa de água de casa na bolsa pode resolver o problema;

– Água termal. É tudo de bom tanto para a pele como para os cabelos. Ela mantém a hidratação dos fios e ajuda a protegê-los do sol.

– Segundo alguns especialistas, se você tem o cabelo descolorido e não sabe como tratá-los para evitar o efeito esverdeado, vale muito a pena molhar os cabelos e aplicar qualquer produto de tratamento a fim de saturar os fios e evitar que o cloro penetre profundamente e ocorra a reação. Assim que sair da água, enxague novamente.

Se mesmo com todas as recomendações os cabelos esverdearem é recomendável procurar um bom terapeuta capilar. Receitas caseiras com aspirina, suco de limão e vinagre podem até resolver o aspecto esverdeado, mas corre-se o risco de danificar ainda mais os fios.

– Os leave-ins, máscaras nutritivas e condicionadores, não só durante o verão, mas ao logo de todas as estações, também ajudam a manter os cabelos protegidos e saudáveis.

– Uma hidratação profissional dos cabelos antes e depois das férias é super bem vinda assim como um corte nas pontas para manter a saúde dos fios. Atitudes simples como usar xampus anticaspa regularmente e promover uma esfoliação do couro cabeludo através de procedimentos como o Detox Capilar, uma vez por mês, mantém não só o couro cabeludo mais saudável como também os cabelos mais bonitos.

 

Fonte:
https://goo.gl/LzTMSJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>