A Importância do Auto Exame Contra o Câncer de Pele. Saiba como Realizá-lo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que as pessoas façam o auto exame de pele, com o uso de um espelho, a fim de conhecer e reconhecer lesões com potencial cancerígeno 2 a 3 vezes por ano.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que as pessoas façam o auto exame de pele, com o uso de um espelho, a fim de conhecer e reconhecer lesões com potencial cancerígeno mensalmente.

No verão o nível o de radiação solar com potencial cancerígeno cresce exponencialmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a foto exposição, ao longo dos anos, pode gerar lesões novas ou modificar aquelas que já existiam previamente na pele de qualquer pessoa. Por meio do autoexame, o paciente pode detectar precocemente lesões que apresentam sinais e sintomas diferentes dos habituais ou que estão crescendo. Além disso, é uma forma de prevenir o surgimento do melanoma, tipo mais raro e agressivo de câncer de pele.

Dezembro Laranja:

O autoexame deve ser realizado principalmente nas pessoas de pele clara, aquelas que possuem antecedentes familiares de câncer de pele, possuem muitas pintas, tomaram muito sol antes dos trinta anos, sofreram queimaduras e possuem lesões em áreas de atrito. A indicação também vale para as pessoas que apresentam muitas sardas e manchas por exposição solar anterior, já retiraram pintas com diagnóstico de sinais atípicos, não se bronzeiam e se queimam facilmente (pele vermelha com facilidade) e apresentam qualquer lesão que esteja se modificando.

AUTOEXAME

O autoexame deve ser feito mensalmente, em frente ao espelho, de preferência com luz natural. Com isso, será possível verificar o surgimento de alguma mancha, relevo ou ferida que não cicatriza. Este cuidado de rotina, principalmente para quem tem a pele muito clara e com muitas pintas, ajuda o indivíduo a conhecer o próprio corpo e aguça o olhar sobre as lesões, aumentando a percepção de mudança caso haja alguma.

Confira abaixo como fazer o auto exame:

  • Examine seu rosto, principalmente o nariz, lábios, boca e orelhas.
  • Para facilitar o exame do couro cabeludo, separe os fios com um pente ou use o secador para melhorar a visibilidade. Sempre que houver necessidade peça a ajuda de alguém.
  • Preste atenção nas mãos, também entre os dedos.
  • Levante os braços, para olhar as axilas, antebraços, cotovelos, virando dos dois lados, com a ajuda de um bom espelho em um ambiente com luz suficiente.
  • Foque no pescoço, peito e tórax. As mulheres também devem levantar os seios para prestar atenção aos sinais onde fica o sutiã. Olhe também a nuca e por trás das orelhas.
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use outro para olhar com atenção os ombros, as costas, nádegas e pernas.
  • Sentada(o), olhe a parte interna das coxas, bem como a área genital.
  • Na mesma posição, olhe os tornozelos, o espaço entre os dedos, bem como a sola dos pés.

Se a sua pele apresentar qualquer lesão que coce, doa ou sangre e que aumente de tamanho com rapidez ou apresente sensibilidade procure a ajuda de um dermatologista. O especialista fará um exame clínico para avaliar a necessidade de remoção da lesão.

Para garantir a saúde da pele, é fundamental a aplicação diária do protetor solar antes de sair de casa, reaplicando, pelo menos, a cada 3 horas dependendo do grau de exposição. Aproveite a campanha Dezembro Laranja e cuide da saúde da sua pele!

Fonte:
https://goo.gl/gkKBhk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>