Dermatite de contato vs. tecidos sintéticos

O principal sintoma da dermatite de contato causado por tecidos sintéticos é a coceira, mas não é raro distúrbios intestinais como vomito e até diarreias.

O principal sintoma da dermatite de contato causado por tecidos sintéticos é a coceira, mas não é raro distúrbios intestinais como vomito e até diarreias.

Quem tem alergia sabe como o humor pode mudar de uma hora para outra por conta da coceira. A irritabilidade provocada, muitas vezes, por um tecido específico utilizado na composição da roupa é tanta que chega a coçar, machucando e agredindo a pele.

No inverno a tendência é aumentar por causa dos tecidos mais grossos. A lã é a principal vilã. Para descobrir a causa da vermelhidão e da coceira, a dica é atentar-se a sua rotina diária. Anote tudo e compare os horários da coceira. Banhos quentes e demorados fazem com que nossa pele fique mais ressecada, o que instiga a coceira.

Afinal, quais são os tecidos vilões pra quem tem alergia?

Tecidos compostos ou sintéticos agridem a pele das pessoas mais sensíveis ou alérgicas devido à composição química utilizada na produção do fio antes da tecelagem da peça usada na fabricação da roupa, são eles:

Acetato (acetato de celulose), Albene, Alcântara, Brim, Cetim, Cordura, Dry-fit, Elastano, Fibra acrílica, Kevlar, Lanital, Lycra, Microtule, Microfibra, Náilon, Oxford, Peluche, Poliamida, Poliéster, Polímero de fibra de carbono reforçado, Raiom, PVC, Veludo, Viscose entre outros.

Esses tecidos não absorvem a umidade do corpo, provocam leve desconforto no contato e a sensação de toque áspero. Médicos alergistas dizem que as melhores opções de roupas são aquelas que possuem etiquetas antialérgicas ou tecidos naturais como o de algodão, cânhamo, sisal e juta. Os tecidos artificiais como o náilon e cetim, por exemplo, devem ser utilizados depois de um teste de alergia, que pode ser feito em consultórios médicos. O famoso sintoma da dermatite de contato pode variar de pessoa para pessoa, que ocorre desde uma coceirinha até comichões intensos e vermelhidão. Se a pele sob o tecido estiver suada os sintomas podem piorar consideravelmente.

Como evitar

Além de escolher os tecidos adequados, é necessário também evitar certos produtos no momento de lavar a peça. Sabões em pó, amaciante e outros tipos de produtos podem proporcionar uma alergia mais intensa, mas isso dependerá de pessoa para pessoa. Caso seja algo mais grave, recomenda-se uma lavagem apenas com sabão neutro e água fria.

Precauções 

No banho, o uso do sabonete e xampu diz muito sobre a vermelhidão e a coceira. Os melhores são os sabonetes feitos à base de glicerina, neutros, hidratantes ou de uso infantil. Não é necessário usar buchas ou esponjas diariamente, mas se quiser provocar uma leve esfoliação, uma ou duas vezes por semana, prefira usar as vegetais.

A aplicação de hidratantes corporais auxilia na precaução de alergias, pois ajuda a manter a camada de proteção natural e evitar o ressecamento e, por isso, não deve ser descartada.  No entanto, evite aqueles com perfumes fortes ou cores diferentes, que contribuem para coceiras e favorecem a irritação. A melhor medida é se empenhar na busca de uma fórmula compatível com sua pele.

Vale lembrar que a consulta a um especialista é imprescindível para um tratamento eficaz e completo. Respeite a sua sensibilidade.

Fontes:
Doutíssima – http://goo.gl/ESi1NF
Wikipedia – https://goo.gl/ZkWqGT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>