Dicas para proteger a pele e os lábios do frio

As rachaduras provocadas na mucosa da boca, que são bastante sensíveis ao frio, são muito incomodas e em alguns casos, não raros, podem provocam feridas e sangramento.

As rachaduras provocadas na mucosa da boca, que são bastante sensíveis ao frio, são muito incomodas e em alguns casos, não raros, podem provocam feridas e sangramento.

Com a chegada do inverno, que este ano promete ser o mais rigoroso desde 2011, começam a aparecer aqueles probleminhas típicos dos dias frios, lábios “queimados” e pele ressecada. As rachaduras provocadas na mucosa da boca, que são bastante sensíveis ao frio, são muito incomodas e em alguns casos, não raros, podem provocam feridas e sangramento. As crianças, por terem a pele mais fininha, são as principais vítimas do frio e as que menos resistem a vontade perturbadora de arrancar os pedacinhos de pele seca que se desprendem dos lábios.

Não só os lábios ficam ressecados no inverno como todo o corpo sofre os efeitos da estação. Geralmente quem tem a pele mais sensível começa a apresentar coceiras leves e lesões na pele, que está naturalmente mais ressecada nesta época.

Por que isso acontece? Como fazer para evitar?

A pele é o maior órgão de nosso corpo. Tem várias funções importantes. Entre tantas, a nobre missão de separar o ambiente externo do organismo, tentando manter a temperatura corpórea a mais estável possível, perto de 36,5ºC, independentemente de a temperatura ambiente estar 10ºC ou 39ºC. Os poros se abrem ou se fecham, retendo ou liberando o calor interno, dependendo das circunstâncias climáticas.

Além disso, a pele é uma eficiente barreira contra agressores externos porque produz uma camada de óleo e água que atua como um mecanismo de proteção, uma espécie de capa, denominada Manto Hidrolipídico, que protege e mantém a pele hidratada naturalmente.

Nos dias mais frios, os poros se fecham. Menos água sai do corpo e, portanto, suamos menos. A pele fica mais seca, a produção natural de óleo diminui e a consequência disso é uma proteção menos eficaz.

Cuidados com o banho

Nos dias frios tendemos a tomar banhos muito mais quentes e demorados. A água quente tem a capacidade de retirar mais ainda a oleosidade natural da pele. Resultado: a pele fica muito mais ressecada e sem defesas naturais. Fica, portanto, muito mais exposta a microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Além disso, o contato com as roupas ou alérgenos do ar nos deixa mais propensos a processos alérgicos. Como consequência do conjunto destas agressões, a pele pode ficar vermelha, com prurido e bem mais suscetível a lesões de vários tipos como psoríase, eczema ou dermatite seborreica.

O mesmo acontece com a mucosa dos lábios. A mucosa labial é extremamente sensível e a lesão produzida pelo frio é como uma “queimadura”: a pele fica muito vermelha, arde e dói. A tendência de todos é tentar aliviar o ardor com a saliva, passando a língua no lábio machucado. Pode aliviar um pouco no momento. Mas, em poucos segundos, o ardor volta e geralmente volta mais intenso. Isso porque a saliva contem várias enzimas digestivas que machucam mais ainda a mucosa já lesada (piora a lesão, ao invés de melhorar).

Como  proteger a pele e os lábios do frio?

1. Evite banhos quentes e prolongados. Não fique cantando ou enrolando no chuveiro. Banho rápido: 10 minutos no máximo.

2. Escolha bem seu sabonete. Dê preferência aos líquidos ou neutros, pois hidratam mais a pele.

3. Enxugue-se bem com uma toalha macia. Toalhas ásperas podem provocar esfoliação e retirar mais ainda a proteção natural da pele.

4. Antes de se vestir hidrate o corpo, principalmente braços, pernas e rosto. Aplique também um protetor labial. Evite os produtos com Petrolato, derivados de petróleo podem ajudar na hora, mas quando deixar de usa-los o ressecamento pode piorar.

5. Evite tecidos sintéticos. Podem provocar alergia e lesões pruriginosas na pele. Roupa intima de algodão é excelente e confortável em qualquer época do ano.

 

Fontes:
Bem Estar – http://goo.gl/IyR3a8

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>