Pré Carnaval: Dermatologistas Alertam Para Riscos do Contato Com Frutas Cítricas ao Sol

O suco de limão, do preparo ao consumo, deve ser cuidadosamente manipulado sob o sol para evitar manchas na pele.

O suco de limão, do preparo ao consumo, deve ser cuidadosamente manipulado sob o sol para evitar manchas na pele.

Já é carnaval. Para a maioria dos brasileiros, esta é a época mais esperada do ano. Férias, verão, festa e alegria. Nesses momentos de grande empolgação deixamos os cuidados com a saúde para a quarta-feira de cinzas. Um erro, pois durante o carnaval, o menor deslize pode deixar marcas para o resto da vida. É o caso da fitofotodermatite, mancha decorrente do contato da pele com o suco de frutas cítricas, como o limão, a tangerina, entre outros.

Segundo dermatologistas, manchas na pele causadas pelo contato de produtos a base de frutas cítricas nesta época do ano é muito comum mesmo quando as pessoas conhecem os riscos. Os tipos de manchas e a intensidade delas variam de acordo com a concentração da substância responsável pela supersensibilidade da pele ao sol, a furocumarina.

Ainda segundo os médicos, a vermelhidão pode demorar um dia ou dois para aparecer, e se não for tratada rapidamente, a mancha pode nunca desaparecer. A indicação é procurar um dermatologista logo que for percebida a alteração da pele para iniciar o tratamento.

Além do limão e da tangerina, os especialistas afirmam que outras frutas podem causar queimaduras. São elas a laranja, o figo e a manga. O suco de limão é o principal vilão entre as frutas porque é base para bebidas tradicionais das praias brasileiras, como a caipirinha e o mate com limonada. As outras frutas citadas afetam em menor escala a depender do fototipo da pele de cada um.

De acordo com a Dermatologista Betina Stefanello, da Clínica Les Peaux, “é durante o verão que ocorre a maior incidência de casos de manchas causadas por sucos cítricos. Em outras épocas do ano são raras as queixas”, afirma a médica.

O que fazer para evitar as manchas

Imediatamente após o contato lavar bem a área com água e sabão. No caso de manchas aparentes procurar logo a ajuda de um dermatologista (SBD). É bem provável que o médico prescreva um tratamento a base de anti-inflamatórios tópicos e orais. É importante iniciar o tratamento tão logo o paciente perceba a pele manchada, esta celeridade evita que as marcas se tornem definitivas, o que não é raro acontecer.

Após queimar a pele com limão, por exemplo, os especialistas indicam o uso de filtro solar com FPS acima de 50 para evitar o contraste entre as áreas. Para esconder a mancha ou a queimadura, é possível usar protetor com base até que o tratamento seja iniciado.

Vale lembrar que hidratantes e perfumes com aromas de frutas cítricas não mancham a pele porque não possuem a furocumarina na sua composição.

Fonte:
Extra Online – https://goo.gl/ItPQCY

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>