Pele seca: especialistas ensinam rotina de hidratação na menopausa

Queda de estrogênio e colágeno gera ressecamento e flacidez

Imagem O Globo | Ela

Imagem O Globo | Ela

Começa com uma coceira pelo corpo, descamação, aspereza e, de repente, o sabonete hidratante do banho não é mais suficiente: a pele pede mais. Com a chegada da menopausa, o organismo da mulher muda e, como reflexo, a pele é uma das principais afetadas. O ressecamento é queixa quase unânime nessa fase — mesmo para quem sofreu com acne e oleosidade na juventude. Com uma boa rotina de cuidados, no entanto, é possível manter o viço e a maciez da pele.

A queda de estrogênio é o principal motivo para o ressecamento, porque o hormônio interfere na fibra elástica da cútis e na produção de colágeno. Perde-se normalmente 1% dessa proteína ao ano, mas com a menopausa a queda anual dobra. Quem faz reposição hormonal pode sentir menos os efeitos, mesmo assim precisa ficar atenta aos cuidados. “A pele fica mais espessa e começa a absorver mais os cremes, como uma esponja”, explica o dermatologista Daniel Coimbra.

O médico ressalta que a alimentação faz diferença (muita água, oleaginosas e ômega 3 ajudam), mas o mais importante é caprichar na rotina de hidratação. Para começar, evite banhos muito quentes e demorados, escolha um sabonete hidratante (nada de antibacterianos e glicerinados!) e aplique uma generosa camada de creme ou óleo após a higiene. Também não são recomendados buchas, esponjas e produtos esfoliantes.

Patrícia Ormiga, representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ressalta que não é qualquer hidratante que vai fazer a diferença: “Tem que ser um produto mais potente. Quanto mais cremoso, melhor”. A dermatologista indica produtos com concentração de ureia em torno de 10% (mais alta pode ser prejudicial) e cremes e loções com ceramidas.

Segundo a dermatologista, não tem regra sobre a quantidade usada no corpo: “Pode abusar!”. Para o ressecamento das unhas, que acontece a reboque, recomenda aplicar o mesmo hidratante em massagem circular unha a unha. Em relação aos tratamentos estéticos de consultório, a dermatologista Gabriela Munhoz recomenda os preenchimentos com ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno. “Eles trazem mais viço, brilho e melhoram a aderência da pele flácida e seca”.

Fonte: O Globo | Ela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>