Manchas de melasma tem cura?

Dermatologista explica o que melhora e o que piora as marcas

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, mesmo da sociedade brasileira e dermatologia

Shutterstock

Shutterstock

Dentre as principais manchas na pele, o melasma é uma das mais comuns entre as mulheres, especialmente aquelas entre 25 e 40 anos. Isso porque, diferente de outras marcas, elas costumam surgir durante a gravidez, devido ao uso prolongado de pílula anticoncepcional e até mesmo após intensa exposição solar. Mas será que o melasma tem cura? Existem métodos simples para tratar as manchas escuras na pele? Pensando em desvendar essas e outras dúvidas, o Dermaclub junto com a dermatologista Betina Stefanello reuniu todas as informações sobre o assunto. Veja só!

Melasma: o que é?

De acordo com a Dra. Betina, o melasma nada mais é do que manchas escuras na pele causadas por diferentes fatores, não somente quando há exposição direta à luz solar. “Esse tipo de mancha amarronzada tem como causas genética, exposição solar, hormônios femininos e calor”, afirma. Geralmente, essas manchas na pele costumam aparecer bastante na região da bochecha, testa e buço e podem chamar a atenção para o aumento do tamanho de sinais que a paciente já possui e a piora de marcas de acne.

Afinal, melasma tem cura?

Embora o melasma ainda não tenha uma cura exata, existem muitos tratamentos que ajudam a clarear as manchas escuras na pele. “Elas podem ser difíceis de tratar, já que as causas são diversas e, muitas vezes, é necessário tratar todas elas simultaneamente para ter um bom resultado. Ainda assim, você pode se manter sem as manchas de melasma por muito tempo desde que as trate”, revela a dermatologista.

Como é feito o tratamento do melasma?

Se as manchas de melasma já são uma realidade para você, Betina adianta: o melhor tratamento para o quadro é o tópico. “Aplicar produtos clareadores ainda tem melhor benefício para quem tem manchas escuras na pele. Nesse caso, a que chamamos de fórmula tríplice é a melhor opção, mas usamos também outros clareadores como complemento”, explica a dermatologista.

Outro produto que deve fazer parte do tratamento do melasma é o protetor solar. “O paciente deve ter sempre em mente que se proteger do sol também é necessário, já que alguns estudos científicos mostram que a proteção solar clareia as manchas na pele”, ressalta a especialista. Além disso, optar por procedimentos em consultórios, como peelings, microagulhamento e lasers para pigmentos, também pode ajudar a amenizar e tratar o melasma. Mas lembre-se: é importante optar por um profissional qualificado para garantir um bom resultado.

Os cuidados necessários com as manchas de Melasma

Assim como acontece com outros tipos de manchas na pele, existem alguns hábitos que podem agravar o melasma e contribuir para o surgimento de outras marcas. A exposição solar, por exemplo, é um deles. “Em primeiro, segundo e terceiro lugar vem o sol para agravar as manchas escuras na pele. Mas, além disso, o calor e os hormônios femininos também podem contribuir para o quadro”, explica a Drª Betina. Outro fator responsável por piorar o melasma é a gravidez, já que o período costuma ter uma grande quantidade de hormônios circulantes. Por isso, o ideal é evitar o contato com o sol, passar o filtro solar corretamente e, durante a gravidez, usar vitamina C tópica depois do terceiro trimestre de gestação.

Publicada em: 29 de Julho de 2021

Fonte: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/manchas-na-pele-de-melasma-tem-cura-dermatologista-explica-o-que-melhora-e-o-que-piora-as-marcas_a10068/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>