CoolSculpting: tudo sobre o procedimento de Linda Evangelista

Conhecida como criolipólise, o procedimento tem raros efeitos adversos

Imagem: Instagram

Imagem: Instagram

A supermodelo Linda Evangelista chocou o mundo no fim de setembro depois de afirmar que um procedimento estético tinha a deixado desfigurada. O procedimento em questão é o CoolSculpting, que congela as células de gordura para reduzi-las e é bem popular mundo afora. Na ocasião, Linda afirmou que o procedimento, feito há 5 anos, “não só destruiu o meu sustento, mas me colocou em um ciclo de profunda depressão, profunda tristeza e nas mais baixas profundezas da auto aversão.”

Chamada de hiperplasia adiposa paradoxal, esse efeito é raro e ocorre em 1 a cada 1 mil ou 10 mil pacientes, dependendo de sexo, faixa etária, percentual de gordura e a ponteira utilizada. “Ele ocorria com mais frequência com as ponteiras da primeira geração do aparelho, como as que a modelo se submeteu há mais de 5 anos”. O dermatologista Daniel Coimbra ainda explica que o aparelho usado para o procedimento já passou por três atualizações completas de tecnologia.

Como funciona o CoolSculpting?

O procedimento de criolipólise atua na redução permanente de gordura em regiões localizadas. “Ele promove uma morte lenta e programada das células de gordura por meio do congelamento em áreas localizadas”, explica o médico. Em média, ele reduz
em torno de 25% de gordura localizada a cada rodada de tratamento.

Entres os efeitos colaterais esperados, é normal a área ficar inchada e até roxa após o tratamento. “Mas não é normal um paciente ‘engordar’ depois do tratamento”, reafirma o médico.

O que é a hiperplasia adiposa paradoxal, que aconteceu com Linda Evangelista?

Como já te contamos, o que aconteceu com Linda Evangelista é raro e depende do perfil corporal, sexo e outras variáveis do paciente.

A HAP é um efeito onde as células de gordura, no lugar de diminuírem, aumentam, parecendo que o paciente engordou em uma região específica. “O tratamento para esses casos adversos consiste na lipoaspiração da área localizada e, pelo menos no Brasil, é pago pela empresa fabricante do aparelho”, Daniel ainda afirma que o efeito está descrito no termo de consentimento assinado pelo paciente.

O médico ainda ressalta que o CoolSculpting não pode ser feito na região do rosto e a ocorrência do efeito adverso da hiperplasia da gordura é ainda mais raro no pescoço, quando comparado a sua ocorrência em outras áreas do corpo.

Publicada em: 29 de Setembro de 2021

Fonte:
https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Corpo/noticia/2021/09/cool-sculpting-tudo-sobre-o-procedimento-de-linda-evangelista.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>