Manchas brancas nas unhas? Fique alerta

Dermatologista explica o que causa o aparecimento de manchas brancas nas unhas.

Manchas brancas nas unhas devem servir de alerta para alterações no organismo, no entanto não devem ser motivo de grandes preocupações. Shutterstock

Manchas brancas nas unhas devem servir de alerta para alterações no organismo, no entanto não devem ser motivo de grandes preocupações. Shutterstock

Bastante comuns em pessoas de todas as idades, as manchas brancas nas unhas não são, como a crença popular diz, ‘sinais de boas notícias a caminho’. De acordo com a dermatologia,  essas manchas pigmentadas de branco são na verdade leuconíquias, que não são uma doença em si, apenas um sinal que indica uma alteração em parte da estrutura da unha, podendo ser de três tipos distintos.

Tipos

- Leuconíquia pontuada
Manchas brancas puntiformes.
Leuconíquia transversal
Estrias brancas transversais.
Leuconíquia total
Manchas que deixam as unhas totalmente esbranquiçadas.

Causas

As leuconíquias pontuadas e as transversais são as mais comuns, causadas na maioria das vezes pelo uso excessivo de esmalte ou traumas nas cutículas, em casa ou na manicure.

O surgimento das manchas é uma espécie de aviso do nosso organismo de que aquelas áreas precisam de uma atenção especial e até mesmo de um descanso.

Substâncias presentes nos esmaltes podem extrair a queratina das unhas, principal proteína que forma sua estrutura, resultando em diversos e constantes pontos brancos. Segundo dermatologistas é muito importante deixar as unhas ”respirarem” por algum tempo, tratar a cutícula de forma moderada e passar alguns períodos sem contato com acetonas e removedores.

As leuconíquias, principalmente a total, podem surgir devido a heranças autossômicas dominantes, problemas genéticos, alimentação inadequada e carente de nutrientes ou até mesmo pelo surgimento de doenças como hanseníase, tuberculose e cirrose. Nesses casos é imprescindível a busca por um dermatologista que a partir de uma análise criteriosa e clínica indicará o melhor tratamento.

Outro problema apontado pelos especialistas para o surgimento das manchas brancas nas unhas são as onicomicoses, micoses causadas por fungos, principalmente nas unhas dos pés, provenientes do uso contínuo de esmaltes, produtos químicos e ambientes de calor e umidade.

A falta de vitaminas e o consumo excessivo de alimentos industrializados e gordurosos também pode ser um forte aliado para o enfraquecimento e quebra das unhas, bem como para o surgimento de manchas brancas.

Vale lembrar também que as leuconíquias devem ser avaliadas e tratadas somente por um dermatologista reconhecido pela SBD e nuca por uma manicure.

Fonte:
https://goo.gl/LHgg9K
SBD – https://goo.gl/5JPwfV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>