Limpeza de pele e Peelings: Como Funcionam e Quais as Diferenças.

Tratamentos de beleza, muito comuns na agenda de homens e mulheres, como limpeza de pele e peelings, exigem cuidados específicos para melhores resultados. Adriana Rodrigues, esteticista da clínica Les Peaux, esclarece alguns passos para uma higienização profunda e segura da pele do rosto que, de acordo com a profissional, deve ser realizada por pessoal capacitado e equipamentos especializados.

Limpeza de Pele

A limpeza de pele é um procedimento que visa eliminar cravos e acúmulos de sebo do interior dos poros. Portanto, é preciso preparar a pele, remover a camada de células mortas, oleosidade e bactérias da sua superfície. “Antes de começar, o mais importante é higienizar a pele. Para peles oleosas são mais comuns produtos como loções e géis. Para as mais ressecadas, cremes ou emulsões”. Explica Adriana. A profissional ainda sugere que o procedimento de higienização deve ser contínuo, um hábito a ser realizado em casa, após os tratamentos.

Limpeza de pele e peelings, exigem cuidados específicos e devem ser realizados por pessoas capacitadas e equipamentos especializados.

Limpeza de pele e peelings, exigem cuidados específicos e devem ser realizados por pessoas capacitadas e equipamentos especializados.

Em seguida, a técnica consiste em promover uma esfoliação com grânulos de limpeza, sem a utilização de produtos químico, já que o procedimento seguinte, de extração das impurezas, deixa a pele muito sensível. “Por esse motivo não é indicada a aplicação de nenhuma receita caseira, pois a pele nesta região é bastante delicada e a esfoliação remove sua camada mais superficial e de proteção chamada córnea”. Explica a esteticista.

A extração das impurezas pode ocorrer de forma manual ou através de sucção mecânica, depende de quem faz e a técnica utilizada. Mas, o segredo de uma limpeza efetiva está na finalização. “O uso de um aparelho de alta frequência, neste momento, atua como bactericida e fungicida o que é ótimo para a cicatrização, já que evita a instalação de micro-organismos”. Para finalizar e obter melhores resultados, Adriana costuma aplicar uma máscara calmante e um gel secativo para fechar os poros.

Peelings.

Peelings são esfoliações com substâncias químicas ou físicas usadas para o tratamento de manchas, cicatrizes de acne e linhas de expressão mais sutis.

Peelings químicos, indicados para suavizar a textura da pele removendo as camadas exteriores danificadas, utilizam ácidos terapêuticos como o retinoico, salicílico (mais indicado para o tratamento das cicatrizes de acnes), glicólico, cosmelan e o ácido tricloroacético (TCA), indicado para tratar manchas causadas pelo sol nos braços e colo. O percentual de ácido na solução e o tempo de atuação variam de acordo com o caso. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a qualidade da pele no pescoço, colo, braços e mãos.

Peelings físicos, feito através de processos mecânicos, consistem na esfoliação da pele através de micro-cristais, lixas rotativas e laser. Este último, apesar de produzir ótimos resultados, é contraindicado para peles morenas porque as manchas demoram mais para desaparecer.

“Para garantir resultados melhores, utilizamos as duas técnicas associadas. Combinamos o peeling de cristal com um peeling químico, que pode ser de ácido retinoico, cosmelan – que clareia a pele – , ácido mandélico entre outros. Esses peelings combinados são os mais realizados”. Reitera a esteticista Adriana. “A microdermoabrasão feita primeiro, serve para retirar toda a camada de células mortas da epiderme, assim, quando aplicamos um peeling químico em seguida, ele penetra melhor e mais uniformemente”. Finaliza.

Antes de decidir o tipo e a intensidade do peeling, o paciente deve consultar um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para um diagnóstico preciso da pele. A idade do paciente e as possibilidades reais de redução de marcas devem ser consideradas a fim de estabelecer o protocolo correto do tratamento.

 

Fontes:
– Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – http://goo.gl/evbNa5
– Grupo Endeavor – http://goo.gl/5g0813

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>