Istoé | Especialista alerta sobre os riscos da tatuagem de henna

Comuns em períodos de férias, bem como em praias, pontos turísticos e festividades, como o carnaval, as tatuagens de henna costumam ser boas alternativas para brincar com o visual de forma passageira. No entanto, o que parece inofensivo pode se tornar um pesadelo e deixar marcas permanentes.

Nas redes sociais, a imagem de uma tatuagem de henna em formato de libélula está dando o que falar, após um jovem ter queimaduras na pele pelo uso do produto. O caso, entretanto, não é isolado e, por isso, requer atenção.

A dermatologista Larissa Oliveira, da clínica Les Peaux, explica que o produto“é uma pasta feita da moagem de folhas secas de henna [planta conhecida como hina]. Geralmente, tem cor marrom ou marrom-alaranjada”. Tal forma tradicional é considerada segura, temporária e de raras reações alérgicas.

Tatuagem de henna marrom ou marrom-alaranjada tende a ser mais segura do que a opção de coloração preta (Foto: Divulgação)

Tatuagem de henna marrom ou marrom-alaranjada tende a ser mais segura do que a opção de coloração preta (Foto: Divulgação)

No entanto, a principal atenção se deve ao uso da henna preta, opção que “pode conter uma substância química chamada para-fenilenodiamina ou PPD. Essa, sim, pode causar reações severas, como queimaduras e bolhas, que aparecem entre sete e dez dias após a aplicação”, detalha a médica.

Larissa ainda ressalta que outras substâncias como tolueno e benzeno também podem sensibilizar a pele, provocando queimaduras químicas de primeiro ou segundo grau (presença de bolhas) com ardência, dor, queimação e manchas na pele — que podem ser permanentes.

Portanto, antes de optar por uma tatuagem de henna, é imprescindível consultar a composição do produto e a segurança do local prestador do serviço. Além disso, deve-se evitar a exposição solar, especialmente sem proteção. Em caso de reações adversas, consulte com urgência um dermatologista.

Fonte:
https://istoe.com.br/especialista-alerta-sobre-os-ricos-da-tatuagem-de-henna/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>