Glicação: descubra o que é e saiba como evitar rugas e flacidez

A glicação, como ficou conhecido o efeito nocivo do açúcar na pele, torna a sua textura espessa, amarelada e sem vida. Rugas e flacidez são comuns em peles de pacientes acima dos 40 anos e com dieta rica em carboidratos.

A glicação, como ficou conhecido o efeito nocivo do açúcar na pele, torna a sua textura fina em algumas áreas e espessa em outras, amarelada e sem vida. Rugas e flacidez são comuns em peles de pacientes acima dos 40 anos e com dieta rica em carboidratos.

Muitos nutricionistas e endocrinologistas alertam para o perigo do açúcar para o organismo. A ingestão em excesso de carboidratos está associada a uma série de complicações, incluindo diabetes e problemas cardiovasculares. No entanto, pesquisas apontaram que o alimento também pode ser prejudicial à pele. A partir dos 25 anos (aproximadamente), as moléculas de açúcar interagem com as fibras de colágeno causando um efeito conhecido como glicação, responsável pela perda de viço, rugas e flacidez.

Glicação

A glicação é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina – as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Essa união enfraquece a proteína e a faz quebrar, reação parecida com os efeitos dos radicais livres se equiparados os danos à pele. O resultado é a perda de elasticidade e tônus e a consequente formação de rugas e flacidez. A glicação tem sido alvo de muitos estudos científicos, já que o agente causador, a glicose e seus congêneres, podem ser amplamente encontrados nos alimentos, seja através dos carboidratos ou em dietas muito açucaradas.

Como combater os efeitos do açúcar na pele

Para deixar a pele mais jovem por mais tempo o ideal é que se tenha um ritual de cuidados e uma alimentação regrada. Produtos antioxidantes, além de neutralizarem os radicais livres – responsáveis por 90% do envelhecimento precoce – também são antiglicantes e inibem a ação prejudicial do açúcar no colágeno. O uso de dermocosméticos adequados combinados a uma alimentação com índice glicêmico baixo inibe a ligação dessas moléculas ao e dermatologia e estetica em ipanema, colágeno e deixa a pele mais saudável e bonita.

Quando e como usar antiglicantes

De acordo com especialistas, a idade ideal para começar a cuidar da pele é em torno dos 25 anos. Sendo assim, o uso dos antiglicantes já pode ser incorporado à rotina de beleza como método de prevenção. Os antioxidantes, podem ser usados pela manhã, antes do protetor solar, a fim de proteger o rosto contra a radiação UV e a poluição.

Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte:
Dermaclub – http://goo.gl/7mX8j2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>