Envelhecimento: o jeito de andar pode revelar nossa expectativa de vida.

A maneira como andamos, nossa postura e equilíbrio podem revelar nossa expectativa de vida e inclusive a qualidade de vida na terceira idade.

A maneira como andamos, nossa postura e equilíbrio podem revelar nossa expectativa de vida e inclusive a qualidade de vida na terceira idade.

O envelhecimento começa em algum momento entre os 20 e 30 anos, não dá para definir uma idade específica porque a maneira como envelhecemos e a velocidade dependem de fatores genéticos e de hábitos de vida. O corpo se desgasta por dois motivos, um deles é a limitação biológica e genética, o outro são os fatores externos como o estresse, o álcool, o tabaco e o sol. Estudo baseados nesse fato revelaram que apenas 30% do envelhecimento é genético, os outros 70% são os hábitos de vida.

Para os leigos, o envelhecimento está relacionado somente à qualidade da pele, o aparecimento de rugas e linhas de expressão e ao surgimento dos cabelos brancos. Mas, para uma classe de cientistas muito especial, os gerontólogos, que estudam o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social, o envelhecimento está relacionado ao declínio da marcha humana, ou seja, o jeito como a gente caminha está relacionado com os sinais do envelhecimento.

Isso mesmo, a forma como nos colocamos em movimento revela a qualidade do envelhecimento. Se observadas postura, velocidade, movimento dos braços etc é possível determinar a qualidade de vida do idoso para os anos vindouros.

O envelhecimento e a marcha

A velocidade da marcha é um dos cinco sinais para avaliar a condição do idoso no futuro. Os outros sinais são: a frequência do pulso, a frequência respiratória, a temperatura e a pressão arterial.

O envelhecimento é caracterizado por um declínio dessas características, que pode ocasionar redução de força, perda de mobilidade articular e sensoriais, que prejudicam a capacidade coordenativa. Estas situações aliadas ao sedentarismo, geralmente diminuem a mobilidade geral com alteração no equilíbrio e na marcha e consequentemente na expectativa de vida.

Fonte:
https://goo.gl/Kig4MH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>