ELA | À flor da pele – Conheça o skintimate ritual de cuidados íntimos que conecta saúde, estética e prazer sexual

GUILHERME HENRIQUE SANTOS – 24/03/2024

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foi-se o tempo em que sabonetes íntimos eram a única opção destinada ao ritual diário de autocuidado. Como aquecimento do mercado de wellness ainda durante a pandemia, em 2020, novos produtos surgiram, emplacando uma tendência de beleza que ganhou até nome conceitual: skintimate, prática que conecta saúde, estética e prazer sexual.

O termo-união entre “skincare”e”intimate” – foi mencionado pela primeira vez pela consultoria global de pesquisa de mercado WGSNem 2023, que previu ainda um faturamento de pelo menos 37 bilhões de dólares (R$ 184 bilhões, na cotação atual) da categoria, em nível mundial até 2030. Hoje, além dos clássicos sabonetes, a lista é longa: de óleos calmantes pós-depilação a hidratantes, esfoliantes, espuma de limpeza, géis estimulantes e loções para peles que ficam sensibilizadas após relações sexuais.

Clareamento da região íntima, hidratação da pele, proteção contra microrganismos (que podem levar a infecções urinárias e corrimentos) e estímulo ao prazer são alguns dos benefícios que o ginecologista Guilherme Henrique Santos, da clínica Les Peaux, enumera sobre a prática. “Voltar a atenção para essa região também auxilia num melhor entendimento sobre o corpo e ajuda na detecção de alguma questão anormal”, explica o médico,

A prática, no entanto, ainda é rodeada de tabus entre especialistas e mulheres, principalmente quando o assunto atravessa a estética. A ginecologista Luciana Deister afirma que o debate vai muito além disso, e que a saúde física e mental precisa ser leva- da em consideração antes da submissão ao uso de qualquer produto. Não existe um padrão, mas há questões que afetam a autoestima e influenciam na qualidade de vida”, comenta a médica. Em contrapartida, ela não recomenda o uso diário de produtos como perfumes elencos umedecidos para mascarar odores, pelo potencial de mudar a microbiota da região e predispor infecções de repetição. “Sugiro a hidratação da área, que tende a escurecer por conta do atrito com roupa. Sobre sabonetes íntimos uma vez no banho, sou a favor. Há bons produtos no mercado, sem parabenos e silicone e com composições naturais.”

Como os da Feel, marca criada em 2020, que oferece uma linha variada para cuidados íntimos: todas as opções são veganas e possuem embalagem ecológica. Marina Ratton, CEO da femtech, destaca o óleo calmante como um dos queridinhos. “Ele é multiuso, cuida de regiões muitas vezes esquecidas, como virilha e bumbum. Além de acalmar a pele após a depilação, ajuda no atrito entre coxas e a claresar áreas manchadas”, diz a empresária.

Mãe e filha, Iva e Gabriela Carvalho lançaram no início do ano, a Inn Sex. Elas sugerem o uso diário do esti- mulante intimo da marca. “Além de hidratar a pele, ele tem ativos que ajudam a mulher, madura ou mais jo vem, a chegar an orgasmo durante o ato sexu al. O efeito melhora conforme a utilização do produto”, comenta Iva.

A Nuaá, por sua vez, tem uma linha de espumas intimas suaves para cada fase da muIher, da menstruação à menopausa. Criadoras da marca, Juliana Antunes e Fabiane Giralt destacam o Fresh, para limpeza fora de casa, como produto que tem tudo para se tornar hit. “É uma revolução, algo que ainda não havia no mercado. É só espirrar o produto no papel higiênico e ele o transforma numa espécie de lenço umedecido ‘do bem’, porque nossa ‘aguinha’ é vitaminada e enriquecida de probióticos e outros elementos naturais calmantes e hidratantes”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>