Quem nunca se desesperou quando descobriu que, além do bronzeado, aquela tarde maravilhosa na piscina resultou mechas esverdeadas no cabelo? Pois é, a culpa não é só do cloro, existe outro fator que favorece esta alteração na cor, mas que podem ser facilmente revertido com mínimos cuidados.
Além do cloro, o sulfato de cobre, que também é utilizado para eliminar bactérias e fungos da água da piscina, possui pigmentos azulados que em contato com os cabelos claros – naturais ou tingidos – provoca uma reação na queratina e a fusão das duas cores, por isso o verde. A tonalidade mais intensa ou mais sutil pode ser observada em cabelos loiros, mais ou menos porosos, que possuem uma rotina intensa em piscinas de clubes, academias e/ou condomínios, onde a quantidade destes produtos é sempre mais elevada dada a necessidade de manter o aparelho higienizado e a água própria o maior tempo possível.
Para tratar os fios em casa, basta lavá-los semanalmente com um xampu de limpeza profunda (mas tome muito cuidado para não usar muitas vezes, se não ele fragiliza e quebra o fio) e, depois, faça hidratações com máscaras à base de arginina, queratina e óleos vegetais. O ideal é procurar uma clinica de dermatologia para um Detox Capilar profissional, quinzenal, a fim de evitar os riscos de danificar os cabelos.
Detox Capilar
A limpeza profunda promovida pelo Detox Capilar livra os fios do acúmulo de impurezas, o que ajuda a combater problemas comuns como oleosidade excessiva no couro cabeludo e caspa. Além disso, remover o excesso de resíduos estimula o crescimento de fios saudáveis e resistentes.
“No verão, é fundamental realizar sessões de Detox periodicamente a fim de eliminar resíduos de cosméticos e excesso de partículas, como sal, cloro e sulfato de cobre, que além de esverdearem os fios, ficam retidos e se acumulam no couro cabeludo causando uma série de outros problemas, como oleosidade excessiva”, alerta a terapeuta capilar da Les Peaux, Alexandra Gomes. “Outra vantagem da limpeza profunda (detox) é promover a saúde do bulbo capilar para a origem de fios mais resistentes e com crescimento melhor”, finaliza Alexandra.
Fontes:
– Corpo a Corpo – http://goo.gl/hfP9Oq
– Cabelosloiros.com – http://goo.gl/k9Kdnw