Cuidados com a pele no verão: dermatologista dá dicas e ensina receita caseira

Segundo o médico Daniel Coimbra, peles sensíveis necessitam de atenção redobrada; aprenda rotina de cuidados!

Por Cristiane Rodrigues e Victor Hugo Camara, Gshow — Rio de Janeiro, 05/01/2021

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Ah, o verão! A estação mais quente do ano traz dias mais longos e, em tempos pré-pandemia, muito sol, mar e piscina. Este ano, no entanto, é preciso ajustar os hábitos para poder continuar aproveitando a temporada de maneira segura.

Mas essa não é a única mudança, não: com o calor, é preciso prestar atenção também à sua rotina de cuidados com a pele. Para te ajudar, consultamos o dermatologista Daniel Coimbra para saber o que fazer para manter a cútis em dia mesmo com sol e calor. Confira!

Imagem GShow

Imagem GShow

“A grande diferença no verão é relacionada, principalmente, à mudança que ocorre na pele com a chegada do calor. Ela fica mais oleosa, os poros mais dilatados e tendência maior a acne. Por isso, é importante usar produtos mais leves, com textura em gel ou sérum, e deixar os cremes mais pesados e oleosos apenas para o inverno”, ensina Daniel.

O dermatologista também desfaz alguns mitos sobre uma outra questão importante: o uso de ácidos e tratamentos de pele mais agressivos no verão.

Imagem GShow

Imagem GShow

“Uma coisa que precisamos deixar bem clara é que, no verão, o problema não é o uso do ácido e, sim, a exposição ao sol com a pele irritada, já que é isso que pode causar as manchas.”

“Recomendo aos pacientes que, durante o verão, intercalem o ácido com produtos mais calmantes e reforcem a fotoproteção solar. A grande maioria das pessoas não precisa mudar os produtos. Se a pele não estiver irritada, não tem problema”, explica.

“A exceção são as pessoas com a pele sensível. Nesse caso, recomendo trocar ou diminuir a concentração do ácido. Podem usar derivados da vitamina A, como retinaldeído e retinol, que são menos irritantes que o ácido retinóico ou usar concentrações mais baixas do ácido glicólico, por exemplo. A vitamina C e outras substâncias que ajudam a fechar os poros e a melhorar a textura da pele podem continuar sendo usadas normalmente no verão”, complementa.

Nessa época, é importante reforçar ainda mais a rotina de cuidados completa. “A ordem dos produtos é essa: lavar o rosto com o sabonete indicado para a sua pele, borrifar água termal para acalmar, passar um hidratante leve em gel ou sérum e completar com produtos anti-sinais, protetor solar e, por último, a maquiagem”, enumera.

Imagem GShow

Imagem GShow

“Para quem gosta de receitas caseiras, a dica é substituir a água termal por compressas frias de chá de camomila, pela manhã, antes de passar o hidratante e protetor solar.”

Para quem sofre com o excesso de oleosidade, Daniel também ensina: “Ao longo do dia, a dica é usar lenços adstringentes e produtos em pó. Eles podem ser reaplicados ao longo do dia para diminuir o excesso de oleosidade da superfície e brilho e várias marcas de maquiagem oferecem bons produtos com essa função”, afirma.

Fonte:
Gshow.com (clique aqui e leia a matéria no site do GShow)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>