Como evitar joelhos, calcanhares e cotovelos ressecados

Menor concentração de glândulas sebáceas na região dos joelhos, calcanhares e cotovelos é a razão do ressecamento. (imagem Les Peaux) Menor concentração de glândulas sebáceas na região dos joelhos, calcanhares e cotovelos é a razão do ressecamento. (imagem Les Peaux)

Menor concentração de glândulas sebáceas na região dos joelhos, calcanhares e cotovelos é a razão do ressecamento. (imagem Les Peaux)

Você costuma ter a pele dos joelhos, calcanhares ou cotovelos muito ressecadas? Por si só, a aparência opaca e textura áspera já são motivos suficientes para apostar num bom hidratante. No entanto, existem outros motivos que tornam esse hábito tão importante. A dermatologista Betina Stefanello apontou as principais razões da importância da hidratação nas regiões mais secas do corpo. Entenda!

Menor concentração de glândulas sebáceas é responsável pelo ressecamento da pele nessa área

De acordo com a Drª Betina Stefanello, o que acontece é que a pele destas regiões tem menos oleosidade, sendo essencial repor um pouco da gordura para reparar a barreira de proteção da pele. “Essas áreas – joelho, cotovelo e calcanhar – costumam ser mais secas porque são mais elásticas, isto é, precisam permitir movimentos maiores para as articulações que ficam embaixo dessa pele. Por isso, os tecidos não produzem glândulas sebáceas suficientes para hidratar a pele”, explicou.

Atrito com roupas e exposição no dia a dia também contribui para a piora do ressecamento

A dermatologista ainda apontou que, por se tratar de regiões de juntas, que estão em constante movimento, essas áreas formam mais atrito com as roupas e objetos de um modo geral, o que acaba danificando a barreira de proteção da pele e permitindo o aspecto ressecado. “Essas zonas também ficam expostas com roupas mais curtas, e a tendência é ficarem menos hidratadas e mais escurecidas”, concluiu a médica.

Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação é essencial para manter essas áreas saudáveis

Quando a pele não está hidratada, a sua barreira de proteção fica comprometida, trazendo o risco de inúmeros problemas. “É importante sempre mantê-las hidratadas para evitar rachaduras, coceiras e pruridos”, explicou a Drª Betina. Além desses sintomas mais leves, também existem os mais complexos, como dermatite de contato, dermatite atópica ou psoríase, por exemplo. Por isso, é importante sempre aplicar um hidratante logo após o banho, que é quando a pele está mais propensa à hidratação, e apostar nas fórmulas que prometem repor ceramidas e, assim, restaurar a barreira cutânea e a sua maciez.

Fonte: Dermaclub.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>