Sua pele está sensível? Os sintomas de coceira, descamação e vermelhidão significam que alguma coisa não vai nada bem com ela. Entre os motivos da sensibilidade estão: a falta de hidratação, reação alérgica ou algum mau hábito que você anda praticando. Para entender melhor os sinais de alerta dessa condição, conversamos com a dermatologista Betina Stefanello que indicou uma rotina com produtos calmantes e todas as dicas de como tratar a pele sensível.
A minha pele está sensível? Saiba como descobrir
A pele sensível costuma ser bem fácil de identificar. Geralmente, quem apresenta essa sensibilidade começa a sentir irritação, descamação, vermelhidão e ardência, mesmo usando produtos que você já estava acostumado a usar há muito tempo. “Pode ainda ficar irritada por exposição à poeira, poluição, por não tolerar bem alguns ativos que são usados na fabricação de cosméticos e hidratantes comuns”, revelou a dermatologista.
Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!
Quais são os sinais da sensibilidade na pele?
– Irritação;
– Descamação;
– Vermelhidão;
– Ardência;
– Coceira.
Lembrando que se deve prestar muita atenção aos sinais para distinguir uma reação alérgica de uma pele seca, por exemplo. Na dúvida, procure um dermatologista para diagnosticar o problema e recomendar o tratamento adequado.
Como tratar a sensibilidade da pele?
Para tratar a sensibilidade é importante usar alguns ativos específicos que controlem a inflação e reforcem a barreira de proteção da pele. A Dra. Betina recomenda alguns cuidados básicos: “Como a temperatura da água, que não deve ser nem tão quente e nem fria, evitar buchas, evitar sabonetes com detergentes ou ácidos, repor e proteger a barreira cutânea da pele com prebióticos e probióticos”, indicou.
Utilizar produtos e ativos específicos para pele sensível, como a niacinamida, neurosensine, ceramidas e a água termal. Além disso, também é importante evitar ao máximo fazer procedimentos abrasivos como lasers fracionados e peelings. Caso queira muito lançar mão desses tratamentos, consultar um dermatologista para definir um cronograma adequado que não deixe sua pele irritada.
Rotina de skincare com produtos calmantes para a pele sensível
1º passo) Lave a pele com um sabonete que limpa sem agredir a pele. Neste caso, aposte em um produto com ativos hidratantes.
2º passo) Com a pele ainda úmida, aplique um hidratante com substâncias que reforcem a barreira de proteção da pele.
3º passo) Para ter uma pele hidratada e suave por muito mais tempo, borrife um pouco de água termal no fim da rotina e ao longo do dia sempre que houver necessidade.
FONTE: DERMACLUB