Calça Apertada e Chocolate Dão Celulite? Veja Mitos e Verdades dos Furinhos.

98% das mulheres terão celulite após a puberdade. Hábitos alimentares, pre disposição genética e sedentarismo podem ser fatores agravantes.

98% das mulheres terão celulite após a puberdade. Hábitos alimentares, pre disposição genética e sedentarismo podem ser fatores agravantes.

A celulite é uma temida vilã para a maioria das mulheres. Não importa o peso nem a idade: 98% das mulheres terão esses furinhos, em maior ou menor grau, após a puberdade. O que mais incomoda nessa inflamação na gordura, claro, é a aparência da pele — que fica com cara de “casca de laranja”. Veja dez mitos e verdades.

1. A culpa é da genética?

Verdade: Existe, sim, um componente genético e, por isso, a celulite é mais presente em umas famílias do que em outras. Mas não é só isso: estilo de vida, hábitos alimentares e de exercícios influenciam no aparecimento dos furinhos.

2. Pessoas magras não têm celulite?

Mito: Quem tem peso maior, está engordando ou tem tendência a reter líquido costuma ter mais celulite. Mas as magras também são vítimas desse mal, que nada mais é que uma manifestação de pequenos nódulos de gordura que ficam inchados e, às vezes, levemente inflamados. E isso pode acontecer com qualquer uma.

3. Drenagem linfática faz efeito?

Verdade: Alguns tratamentos feitos em clínicas estéticas, como a drenagem, realmente ajudam. O problema é que a pessoa faz o programa, há uma melhora intensa e, alguns meses depois, os furinhos voltam, porque a causa não foi tratada. Para resolver mesmo, valem as regras antigas e básicas de perda de peso: boa alimentação e exercícios físicos. Se tudo isso for aliado à drenagem, melhor ainda.

4. Calça skinny provoca celulite?

Verdade: Tudo que piora e circulação e a drenagem piora a celulite. Ou seja, roupas apertadas, calças justas e cintos pequenos demais causam o aparecimento delas. Mulheres que ficam muito tempo sentadas ou são sedentárias também costumam ter graus mais intensos do que quem faz exercícios físicos.

5. Homens estão imunes?

Mito: Por causa das fibras de colágeno, que são diferentes em homens e mulheres, a celulite é muito mais visível nelas do que neles. Dificilmente você enxergará furinhos na superfície da pele de um homem que está ganhando peso — mas eles têm celulite, sim.

6. Doces pioram a situação?

Verdade: Isso acontece por causa do nível alto de açúcares desses alimentos, que o corpo armazena em forma de gordura, aumentando o aparecimento da celulite. Comidas com muito açúcar e toxinas geram excesso de gordura no organismo. Então, além de doces — incluindo chocolate! –, é bom evitar bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes, sucos adoçados, carboidrato de alto índice glicêmico ou em excesso.

7. Cremes funcionam?

Mito: Por mais caros ou fortes que sejam, eles são pouco eficazes. É muito difícil que o creme atravesse todas as camadas da pele e vá até dentro da gordura, em que deveria agir.

8. Exercícios ajudam a melhorar a aparência dos furinhos?

Verdade: Atividades para fortalecer os músculos, perder gordura ou com gasto calórico alto ajudam a diminuir celulite. A musculação é a mais indicada, porque nela é possível personalizar os exercícios e analisar a área que precisa de atenção. Mas sem deixar o aeróbico de lado, que acelera os resultados.

9. Beber água ajuda?

Verdade: O corpo precisa de água para manter o equilíbrio natural e ajudar a eliminar toxinas capazes de causar celulites. Essas toxinas estão presentes em alimentos, como nos industrializados, e nas gorduras.

10. Roupas especiais funcionam?

Mito: Não há grandes estudos que comprovem sua eficácia. O dermatologista Claudio Wulkan é enfático: “A ciência por trás publicada em eventos médicos sobre estas peças especiais é quase nula. O ganho é muito pequeno, se é que existe”.

Fonte:
https://goo.gl/XAj2vM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>