Banho é higiênico, mas em excesso pode fazer mal à pele.

Muita água e sabonete enfraquecem a proteção da pele. O ideal é que os banhos sejam curtos, a água seja de morna a fria e os produtos de higiene e limpeza sejam neutros e em pequenas quantidades.

Muita água e sabonete enfraquecem a proteção da pele. O ideal é que os banhos sejam curtos, a água seja de morna a fria e os produtos de higiene e limpeza sejam neutros e em pequenas quantidades.

Que os brasileiros adoram um bom banho de chuveiro isso não é novidade. De acordo com os fatos que marcam a história do nosso povo, essa predileção pelo banho não está relacionada apenas ao fato do país estar localizado em uma região tropical com altas temperaturas o ano todo, mas com os costumes dos povos indígenas que habitavam em maioria essas terras até a chegada do homem branco europeu. Isso quebra o paradigma da globalização dos tempos do livre comércio e confirma que os laços culturais podem ser mais sutis e muito mais profundos do que podemos imaginar.

Muita água e sabonete enfraquecem a proteção da pele.

Com uma média de 12 banhos por semana, o Brasil ficou em primeiro lugar em uma pesquisa que analisou práticas de higiene em 15 países, seguido por Colômbia, 10 vezes, e Austrália, 8 banhos por semana. Segundo especialistas, o clima de cada região e características físicas pessoais faz com que seja impossível determinar um número ideal de banhos. Este ajuste funciona de acordo com fatores aleatórios e imprevisíveis e não existe regra. Pessoas com pele muito ressecada, que sofrem com alguma alergia ou doença mais grave, como psoríase e dermatites, devem ajustar a necessidade ao benefício sem previsibilidade.

Em dias mais quentes, a recomendação sobe para duas vezes ao dia, para retirar o suor e a oleosidade do corpo. Se a pessoa tiver problemas na pele, no entanto, precisa da orientação de um especialista sobre quais produtos usar para complementar a higiene. No caso das crianças, que estão mais sujeitas a contaminação por contato, os responsáveis precisam dar atenção especial com cuidados mais específicos de acordo com a orientação de um dermatologista.

Não há, contudo, risco de doenças se a frequência de banho for menor, desde que a higiene seja mantida. A duração também é importante, principalmente para quem está preocupado com o desperdício de água. Banhos curtos podem ser tão proveitosos quanto os mais longos e beneficiarem a pele ainda mais se observados a temperatura da água e a escolha certa dos produtos de higiene pessoal. Pessoas que tomam muito banho e esfregam a pele insistentemente podem enfraquecer a barreira de proteção formada basicamente por sebo e água (manto hidrolipídico) deixando o corpo vulnerável a infecção por vírus, fungos e até bactérias nocivas a saúde.

Haja lenço umedecido.

O estudo mostrou também que franceses, americanos e espanhóis costumam tomar um único banho por dia. Já na China, no Japão e no Reino Unido, a média da população é de aproximadamente quarto banhos por semana. Os dados foram divulgados pelo Instituto Euromonitor, que ouviu 6.600 pessoas.

Fontes:
– Tribuna da Bahia – http://goo.gl/Pa7p05

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>