Alopecia: saiba mais sobre a doença que acomete Maraisa e Lucas, do ‘BBB21′

Diminuição dos folículos pilosos causa queda dos fios e falha no couro cabeludo. Dermatologista tira dúvidas sobre o problema e desvenda mitos e verdades!

Imagem GShow | Internet

Imagem GShow | Internet

Por Luciana Tecidio, Gshow — Rio de Janeiro
26/02/2021 10h19  Atualizado há uma semana

Durante o BBB21, quando Lucas Penteado estava sem o boné, o ator deixou à mostra falhas em seu couro cabeludo. Dias depois, no programa É de Casa, a cantora Maraisa esclareceu que sofre com as mesmas falhas no couro cabeludo que o ex-BBB e revelou do que se trata: ambos são acometidos de uma doença chamada alopecia.

A alopecia é a diminuição dos folículos pilosos no couro cabeludo ou em alguma área do corpo, como na barba, por exemplo. No caso do ex-BBB e da sertaneja, a doença os atinge no couro cabeludo. O problema pode afetar homens e mulheres de todas as idades.

O dermatologista Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor do Ambulatório Geral de Dermatologia e da Cosmiatria do Instituto de Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro, explica que a alopecia androgenética não é contagiosa.

No caso da cantora Maraisa, a alopecia é do tipo androgenética, relacionada a fatores hormonais e genéticos:

“Estou dando um descanso do aplique porque eu sofro de alopecia androgenética. Eu sou carequinha aqui em cima. A minha alopecia é genética, vem da família. Desde sempre sei que tenho pouco cabelo. Minhas amigas e colegas sempre tiveram muito cabelo e eu e minha irmã (Maiara) sempre tivemos pouco, um cabelo mais fino, que parecia sempre de neném, que não se desenvolvia”.

Entenda mais sobre a alopecia:

“Existem vários tipos de alopecia e a mais comum é a androgenética, que está relacionada a fatores hormonais e genéticos”.

Como ela se manifesta:

“A doença ocorre por uma diminuição da espessura e rarefação dos cabelos que ficam mais finos com o passar do tempo devido à influência dos hormônios masculinos”.

Principais sintomas:

“Os fios se afinam, os cabelos ficam mais ralos e o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é mais acometida e pode haver associação com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo. Porém, em geral, são sintomas discretos. Nos homens, as áreas mais abertas são a coroa e a região frontal (entradas)”.

Uso de mega hair:

“O aplique não é indicado para nenhum tipo de alopecia pelo fato de fazer tração no fio”.

Exposição ao sol:

“Só é recomendada a exposição ao sol se o tipo de alopecia for a areata e a androgenética”.

Tratamento:

“Não existe um tratamento definitivo para a doença, porém, existem tratamentos efetivos quando usados continuamente. É fundamental consultar um dermatologista”.

Fonte:
Globo.com | GShow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>