Acnes vs. Suplementos Para Atletas.

Cravos e espinhas podem ser agravados em casos de alimentação e suplementação equivocadas, mas quase nunca são causadas por este motivo.

Cravos e espinhas podem ser agravados em casos de alimentação e suplementação equivocadas, mas quase nunca são causadas por este motivo.

As acnes, vulgarmente chamadas de cravos e espinhas, ocorrem quando os folículos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas. Esses folículos são então colonizados por bactérias que provocam uma inflamação que pode variar entre leve, moderada ou intensa, de acordo com o organismo, e são mais recorrentes em adolescentes e adultos jovens. As áreas mais suscetíveis ao aparecimento das acnes é o rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Na puberdade, a acne se manifesta graças ao turbilhão hormonal comum nesta fase. Em adultos, as causas também podem ser hormonais, mas está relacionada a algum desequilíbrio orgânico. São geralmente resultado de uma predisposição genética, portanto o fator hereditário é determinante. Cravos e espinhas podem ser agravados em casos de alimentação e suplementação equivocadas, mas quase nunca são causadas por este motivo.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.
SUPLEMENTOS PARA ATLETAS CAUSAM ACNE?!

Não. Suplementos não são causadores diretos de acne. Assim como esteroides anabolizantes não causam acne em todos, apesar de ser um efeito colateral comum por serem moduladores hormonais. Alimentos pensados para atletas potencializam substâncias específicas na sua composição porque visam ganhos específicos, porém, afirmar que esses produtos são causadores de acnes pode ser um tiro no escuro, já que a maioria dos casos de acnes são identificados em indivíduos predispostos ou com dietas irregulares ricas em gordura e pobre de tudo que faz bem, como fibras, ômega 3 e 6 e sais minerais.

Os suplementos estão classificados em grupos que oferecem aportes específicos para melhorar o desempenho e o resultado do treino de acordo com o objetivo do atleta. São eles: pré-treinos, termogênicos, energéticos, proteicos, compensadores, repositores, aminoácidos e antioxidantes. Entre eles, os que podem piorar as acnes – Observem, é apenas uma possibilidade – são os termogênicos, energéticos, aminoácidos e proteicos.

Termogênicos:
Devido o aumento da função metabólica e a sudorese aguda que provocam, os termogênicos favorecem o aparecimento de acnes não pelo teor da sua formula, mas pelo suor excessivo. Poros abertos e impurezas aos montes é um convite à acne.

Energéticos:
Compostos basicamente de carboidratos, os energéticos favorecem o surgimento das acnes porque os açucares aumentam as taxas de insulina no sangue piorando sensivelmente os processos inflamatórios. Eventos hormonais em cascata, causados pela ingestão de carboidratos, também são um agravante para a doença.

Aminoácidos:
A creatina, aminoácido produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, em altas doses suplementares auxilia no ganho de massa muscular e promoção do aumento dos níveis de hormônio do crescimento. Qualquer substância que cause a mínima alteração hormonal, em pessoas predispostas, pode desencadear o aparecimento de acnes.

Proteicos:
No caso do Whey Protein, a lactose, o excesso de vitamina B12, ou qualquer outra substância adicionada a formula, em indivíduos que possua alguma intolerância individual, pode desencadear espinhas. Excesso de vitamina B12, por ter ação hormonal, também pode levar ao aparecimento de acne.

Você não precisa fazer uso de todos os grupos de suplementos citados neste artigo, mas se quiser, deve procurar um profissional para auxiliá-lo na escolha do que melhor se encaixe as suas necessidades, visando a sua saúde, inclusive a financeira.

O objeto deste artigo é esclarecer sobre alguns suplementos usados para potencializar os resultados dos treinos de musculação – hipertrofia – e a sua relação com o aparecimento de acnes. Em hipótese alguma sugerimos que nossos leitores deixem de usá-los ou consumam em maior quantidade. A maioria deles traz resultados cientificamente comprovados, o que vai determinar esses resultados são os hábitos de consumo. Por isso, procure um médico, de preferência nutrólogo, para mais informações e uma dieta adequada ao seu treino e necessidade metabólica.

Fontes:
– Creatina Pura – http://goo.gl/kDppO7
– Mulher.com – http://goo.gl/P37BVX
– Marie Claire – http://goo.gl/Rc9s6g
– Hipertofria.org – http://goo.gl/zxzs75
– Palavra de Médico – http://goo.gl/biF9im

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>