Série: dramas que atormentam os cabelos no inverno | Oleosidade.

11_JULHO_CABELO OLEO

No inverno, devido as baixas temperaturas, as mulheres não lavam tanto os cabelos. Isso pode provocar exacerbação da oleosidade e como consequência a caspa.

Como combinado, esta é a segunda publicação da série que trata dos problemas que atingem os cabelos no inverno. Semana passada, tratamos do ressecamento provocado pela água quente no couro cabeludo (ainda não leu? Acesse aqui) e dos cuidados redobrados que esta época do ano exige para manter as madeixas tratadas e lindas.

É sempre bom frisar que, assim como o nosso corpo, os cabelos tendem a ficar mais frágeis quando as temperaturas permanecem baixas por um longo período. Por isso, devemos consumir bastante líquido, mesmo sem sede. A água é o veículo que ajuda a transportar os nutrientes fundamentais para abastecer todo o organismo e manter o metabolismo em plena função, além de manter a pele e os cabelos hidratados, já que o clima seco tende a absorver a nossa umidade natural.

Oleosidade: o outro lado da moeda

No outro extremo do ressecamento, a oleosidade é um dos problemas que também acontecem bastante no inverno, sendo até mais comum. Com os dias mais frios e menores, pessoas que cultivam cabelos mais longos costumam lavá-los menos, seja por falta de coragem de submetê-los à umidade, seja porque acreditam não ser necessário, já que nesta época do ano quase não suamos. O fato de não transpirarmos tanto também ajuda a mantê-los cheirosos por mais tempo, o que não quer dizer que as funções do couro cabeludo tenham sido interrompidas. Essa demora na higiene pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Outro fato relevante apontado pela especialista Alexandra Lopes, fisiotricologista da clínica Les Peaux, é o hábito de lavar a cabeça com a água quente demais. Ela explica que a temperatura elevada da água pode tanto ressecar, como, em alguns casos, aumentar essa oleosidade. “Para algumas pessoas, o organismo entende que a retirada do manto hidrolipídico precisa ser corrigida e por isso, acaba produzindo mais sebo, deixando a cabeleira mais pegajosa. Os mesmos cuidados que evitam o ressecamento também evitam a oleosidade.”

Caspa no inverno

O clima frio traz outra preocupação relacionada à oleosidade no couro cabeludo: a caspa. O frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devida à maior velocidade de crescimento e maturação celular. Por isso, lavar os cabelos em água muito quente, além de provocar o ressecamento do couro cabeludo, vai estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Isso contribui para a proliferação exacerbada de um tipo de fungo do gênero Malassezia que piora o quadro de caspa.

Atitudes simples como usar xampus anticaspa regularmente e promover uma esfoliação do couro cabeludo através de procedimentos como o Detox Capilar, uma vez por mês, ajudam a controlar a caspa e deixar não só o couro mais saudável como também os cabelos mais bonitos. Consulte um especialista.

Fonte:
Minha Vida – http://goo.gl/DdA7w8
Saiba como controlar a caspa no inverno – http://goo.gl/5w0Hz8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>