A atriz Gwyneth Paltrow, Oscar de Melhor Atriz por Shakespeare Apaixonado e guru da beleza natural, não vive sem seus sucos ricos em antioxidantes, exercícios físicos, yoga e uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras. Isso bastaria para manter a beleza, vitalidade e principalmente a saúde, mas engana-se quem acredita que essa rotina “religiosa” é suficiente. Mulheres, mesmo as “naturebas”, amam cosméticos e ela não é diferente. A partir do segundo semestre de 2015, em parceria com a gigante do nicho Juice Beauty, a atriz lançará uma linha de maquiagens de alto desempenho construída em torno do mesmo conceito de bem-estar. Além destes produtos ecologicamente corretos, as marcas Goop, de Paltrow, e a Juice Beauty também lançarão uma linha de tratamento de pele, com foco em resultados, prevista para o começo de 2016.
Sobre a pergunta se eles realmente funcionam… a resposta é sim, mas não são milagrosos!
Existe uma demanda crescente por cosméticos orgânicos* onde os ingredientes que compõe sua formulação estejam livres de toxinas nocivas, tratem a pele profundamente e promovam saúde e bem estar. Porém, o fato de proporcionarem melhora na aparencia ainda não é suficiente. Faltam estudos que comparem tratamentos a base de orgânicos com outros já consagrados, como o Ácido Retinóico e Botox que oferecem resultados mais instantâneos.
As empresas que comercializam produtos que agregam valores “eco-conscientes” as suas linhas de cosméticos, se comprometem com fórmulas orgânicas certificadas, ou seja, testadas e confirmadas em eficácia, no entanto, os elementos que compõe sua formulação custam caro e por isso são conhecidos como cosméticos “ecochiques”, dedicados a homens e mulheres engajados na preservação, sustentabilidade e com “bala na agulha” para investir na militância por uma natureza preservada.
A maioria das pessoas acreditam que “natural” e “orgânico” significam a mesma coisa. No entanto, os produtos orgânicos são os únicos itens regulados por orgãos governamentais e sociedades médicas comprometidas que exigem que o objetivo e a promessa de cada produto corresponda com a expectativa de ambos e, principalmente, a dos consumidores. Já os produtos naturais não possuem dados clínicos e são conhecido como fitoterápicos, com reações aleatórias e muitas vezes indesejadas.
Saiba mais sobre este e outros assuntos pesquisando nossas tags no blog Les Peaux.
* Orgânico – Dic. Aurélio :
Adjetivo – 1. Relativo à agricultura e pecuária que não usam pesticidas e fertilizantes sintéticos. 2. Fig. Que é natural ou inato, ou profundamente arraigado, e não planejado ou imposto do exterior.
Fontes:
– http://fourpointsdermatology.com
– http://www.brazilbeautynews.com