O dermatologista Daniel Coimbra acaba com as dúvidas sobre a eficácia de produtos de beleza naturais. Por Victoria Marchesi.
Cosméticos de fórmulas naturais têm atraído um número cada maior de adeptas preocupadas em cuidar da pele e do meio ambiente de maneira consciente e sustentável. Mas, afinal, será que esses produtos de beleza possuem a mesma eficácia que os quimicamente manipulados?
Responsável pela cútis de famosas como Yasmin Brunet e Cléo Pires, o dermatologista Daniel Coimbra, da clínica carioca Les Peaux, discorre sobre mitos e verdades da eficácia de cosméticos químicos versus naturais.
1. Cosméticos químicos são sempre mais fortes que os naturais.
MITO – São as concentrações das substâncias que irão determinar se um produto será mais ou menos forte que outro.
2. Cosméticos químicos surtem mais efeito que os naturais.
Não necessariamente. Outros fatores como a concentração dos ativos dentro do produto, o veículo do produto (se é gel, creme ou sérum, por exemplo) são mais importantes. Como quase não há estudo comparando os dois tipos de produtos, é impossível afirmar que um é mais efetivo que o outro.
3. Cosméticos naturais só funcionam para donas de peles jovens.
MITO Qualquer pele pode se beneficiar com produtos naturais, desde que possuam na sua formulação ativos em concentrações adequadas.
4. Anti-idade naturais podem começar a ser usados mais cedo na vida que os químicos.
Não há estudo comparativo afirmando isso, tanto que os produtos químicos podem ser utilizados por indivíduos jovens.
5. Cosméticos naturais não podem prejudicar a pele.
MITO – Também podem desencadear alergias ou irritações na pele.
6. Cosméticos naturais podem ser usados sem orientação médica.
Muitos produtos naturais não possuem estudos clínicos confiáveis que comprovam sua eficácia. O ideal é sempre consultar com um dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ele é o profissional mais indicado para tratar cada pele de forma correta e individualizada.
7. O ideal é intercalar o uso de fórmulas químicas e naturais em uma rotina de beleza.
MITO – Não há estudos que comprovem essa teoria. Tratamentos com produtos químicos podem ser realizados de forma segura como monoterapia.
8. Uma pessoa pode alcançar os mesmos resultados estéticos usando tanto um quanto o outro.
Não há estudos comparativos entre eles. O que sabemos é que substâncias como o ácido retinoico e a vitamina C, por exemplo, são extremamente efetivas no tratamento da pele. Dessa forma, é a presença dos ativos dentro dos produtos que será responsável pelo resultado de um ou produto outro.
9. Cosméticos naturais colaboram para a preservação da natureza.
VERDADE – Na teoria sim. Porém é necessário avaliar cada produto de forma individualizada.
10. Produtos de beleza naturais são mais difíceis de encontrar para comprar.
VERDADE – Produtos confiáveis sim. Com a dimensão que a estética alcançou nos últimos anos, cada vez mais encontramos produtos naturais e com “efeitos milagrosos” no mercado. Consultar um dermatologista é fundamental para que ele prescreva o melhor produto para cada tipo de pele.
Fonte:
Vogue Brasil – http://goo.gl/Taur6i