Depilação a laser: verdades, vantagens e riscos.

É fato que a coloração dos pelos é uma determinante para bons resultados na depilação a laser, mas é a técnica de cada profissional que vai determinar o sucesso do tratamento.

É fato que a coloração dos pelos é uma determinante para bons resultados na depilação a laser, mas é a técnica de cada profissional que vai determinar o sucesso do tratamento.

Os lasers e a luz pulsada são provavelmente os tratamentos mais procurados pelas mulheres – e homens também – no século XXI e não é difícil entender o porquê. A depilação a cera, além de dolorosa, tem curta duração e ao fim de um ano, ao fazer as contas, pode ficar mais cara do que a depilação definitiva a laser.

Ficar sem pelos é o sonho das mulheres que querem ir à praia sem preocupações e exibir o corpo sem aquela interferência constrangedora. O laser é a opção mais procurada por ter caráter definitivo, mas existem várias opções diferentes, com variação não só na eficácia dos resultados como em eventuais lesões na pele.

Como funciona o laser

No geral, é bem simples. Quanto mais escuro for o pelo e mais clara a pele, melhor, mais eficaz é o tratamento. Isto porque o laser reconhece a melanina do pelo. Ou seja, nas peles morenas, o aparelho tem mais dificuldade em identificá-lo por não existir contraste. Claro que as pessoas muito brancas com pelos loiros também têm dificuldade semelhante para ter resultados, a exceção vale para os dois extremos. Tudo se resume à cor do pelo.

Quanto mais escura for a pele, menos segura é a depilação. Isto porque o laser não faz o reconhecimento do pelo e acaba lesionando a pele. Existem equipamentos mais indicados para peles morenas e negras, mas no geral, os disponíveis no mercado podem ser aplicados em qualquer pele, porém com maior eficácia nas claras.

Classificação do laser

Uma dica para a consumidora é ficar de olho nas classes de lasers existente no mercado. Este poderia ser um mero detalhe, mas não é, pois disso depende o sucesso do tratamento.

A primeira classe – com potências mais fracas – é de uso doméstico e não é indicada pelos especialistas devido a possibilidade de lesões pelo uso insistente. A segunda e terceira, que correspondem às máquinas de luz pulsada e algumas de Diodo, são ligeiramente mais potentes que a anterior, mas ainda são fracas se comparadas com os modelos de ponta. São as mais comuns de serem encontradas em salões de beleza e estética por ser um investimento mais em conta. A última classe, super potentes, estão em clínicas de dermatologia e centros estéticos e custam muito caro, mais de USD$ 100,000. Neste caso, de cinco a seis sessões por área, no geral, são suficientes, depois é feita apenas uma sessão por ano para manutenção.

Diferença entre luz pulsada e laser

A diferença entre um e outro é basicamente o feixe de luz. O aparelho de Luz Pulsada emite luz policromática, enquanto o laser, monocromática. Isto significa que a luz pulsada dispersa o feixe e não se concentra no pelo. Já o laser, através de um mecanismo de fotoseleção, permite que o feixe atinja diretamente à estrutura do pelo danificando a raiz e enfraquecendo o bulbo aos poucos até eliminá-lo. A eficácia da luz pulsada ou do laser vai depender da habilidade do profissional e não propriamente do equipamento usado por ele.

Qualquer pessoa pode fazer uma depilação a laser, independentemente da idade. Mas os especialistas sugerem que antes dos 20 anos não vale a pena o investimento porque o sistema hormonal está em fase de mudança e os pelos ainda crescem muito fininhos.

Riscos

Quanto aos riscos, as clientes devem dizer se têm algum problema de pele ou feridas. Não há qualquer risco de câncer ou manchas e só há queimaduras se a intensidade do laser não estiver ajustada. Cabe ao especialista analisar cada caso.

Dica: desconfie se o valor da depilação for muito barato. O valor de uma boa sessão a laser costuma assustar no início, mas garante o resultado esperado no final.

Fonte:
New In Town – http://goo.gl/I0BdcL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>