20, 30 e 40 anos: o que acontece com a sua pele com o passar do tempo.

Na sequência: Jeniffer Lawrence, 25 anos e protagonista de "Joy: o nome do sucesso" admite jamais relaxar com os filtros solares. Scarllet Johanson, 32 anos e mãe da pequena Rose, diz que para tudo na vida existe um momento, “as marcas de estrias nos meus seios significam que acabei de ser mãe”. Cate Blanchet, 48 anos e não menos linda, diz que o segredo para uma pele radiante é beber muito líquido.

Na sequência: Jeniffer Lawrence, 25 anos e protagonista de “Joy: o nome do sucesso” admite jamais relaxar com os filtros solares. Scarllet Johanson, 32 anos e mãe da pequena Rose, diz que para tudo na vida existe um momento, “as marcas de estrias nos meus seios significam que acabei de ser mãe”. Cate Blanchet, 48 anos e não menos linda, diz que o segredo para uma pele radiante é beber muito líquido.

Não há como deter o tempo. É fato: mais cedo ou mais tarde, todo mundo vai envelhecer. Mas embora não seja possível deter o relógio biológico, sabe-se que alguns hábitos diários têm ação direta sobre o nosso organismo e aparência. Para saber quais são os sinais comuns a cada faixa etária – e quais são os incomuns que merecem atenção e cuidado – especialistas apontam quais sinais do tempo são normais entre os 20, 30 e 40 anos de idade. Quais servem de alerta e o que fazer para retardar as consequências da idade e evitar que a pele envelheça precocemente.

- AOS VINTE ANOS: RADIÂNCIA TOTAL.

Na sequência: Jeniffer Lawrence, 25 anos e protagonista de “Joy: o nome do sucesso” admite jamais relaxar com os filtros solares. Scarllet Johanson, 32 anos e mãe da pequena Rose, diz que para tudo na vida existe um momento, “as marcas de estrias nos meus seios significam que acabei de ser mãe”. Cate Blanchet, 48 anos e não menos linda, diz que o segredo para uma pele radiante é beber muito líquido.

Não é exagero dizer que é nessa fase da vida que ocorre o auge da beleza e da saúde da pele. As células se renovam a todo vapor, com as fibras de colágeno e elastina na quantidade certa. As glândulas sebáceas funcionam normalmente. Nesta fase muitas garotas ainda apresentam acne, indício de que os hormônios da adolescência continuam a todo vapor.

Sinais Comuns:

- Firmeza e viço;
– Brilho adequado;
– Estrutura muscular gordurosa intacta;
– Acne;
– Manchinhas sutis, quase imperceptíveis.

Sinais que merecem atenção:

- Linhas finas na região dos olhos;
– Rugas estáticas (que não se movimentam ao sorrir, por exemplo) na fronte;
– Pele muito manchada;
– Sulcos nasogenianos (“bigode chinês”) marcados;
– Aspecto ressecado ou craquelado.

Como retardar o tempo:

Use filtro solar, sempre!
É complicado aconselhar alguém que está no auge da juventude a evitar ao máximo o sol. Porém, saiba que as radiações ultravioletas são responsáveis por cerca de 90% das rugas futuras. Elas destroem as fibras dérmicas, alteram a vascularização da pele, diminuindo sua espessura e provocando manchas e flacidez. Adote FPS até nos dias nublados e dentro do carro. Os raios UV, acredite, ultrapassam a espessura do vidro.

Abandone o cigarro. Pesquisas indicam que quem fuma apresenta quase cinco vezes mais rugas do que não fumantes do mesmo sexo, raça e idade. A nicotina destrói parte da vitamina C disponível no organismo e altera a microcirculação do sangue, deixando a pele acinzentada ou amarelada, opaca, desnutrida e frágil.

Curta as baladas, mas com moderação. É durante a noite que há a descarga de GH (o hormônio do crescimento) no organismo, provocando a recuperação dos tecidos, a renovação celular e a cicatrização da pele. Quem dorme pouco ou mal, portanto, tem esse processo prejudicado. Outro fator comum às baladas é o álcool, que, em excesso, influi no metabolismo e contribui para a formação de radicais livres, que leva ao envelhecimento precoce.

Indispensáveis:
Aos 20, a limpeza profunda da pele é fundamental.

- AOS 30 ANOS: PREVENIR É PRECISO.

Nesta faixa etária, a pele começa a envelhecer, pois a renovação celular diminui e a textura se torna irregular. Além disso, 10% do mecanismo de defesa da pele fica enfraquecido. Após os 30 anos, as manchas também se tornam mais evidentes devido a distúrbios na produção de melanina. As glândulas sebáceas passam por alterações que comprometem a produção de sebo, tornando a pele levemente desidratada.

Sinais Comuns:

- Perda sutil de viço;
– Primeiras manchinhas de envelhecimento;
– Linhas mais pronunciadas podem começar a surgir;
– Aparecimento dos sulcos nasogenianos.

Sinais que merecem atenção:

- Vincos muito marcados no início dos 30 anos (mais comuns na idade próxima aos 40);
– Flacidez “Código de barras” (ruguinhas finas acima dos lábios);
– Pele da pálpebra inferior e superior muito flácida;
– Sulcos nasogenianos muito profundos, se estendendo até a região abaixo do lábio inferior.

Como retardar o tempo (além de tomar os cuidados anteriores):

Tenha uma alimentação equilibrada. Dietas ricas em carboidratos, gorduras e comidas prontas com conservantes e corantes contribuem para o aumento de radicais livres no organismo. Aposte em frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Mantenha o peso. Fuja de dietas muito restritivas, principalmente por longos períodos, pois elas podem detonar o chamado “efeito sanfona”. Quem engorda e emagrece muito rápido e na sequência volta a perder ou a ganhar peso, acaba sofrendo com a flacidez. O resultado? Uma pele precocemente envelhecida.

Vá ao ginecologista. Muitos problemas de pele são, na verdade, resultado de disfunções hormonais. Manter as consultas e os exames em dia faz bem não só para a saúde, mas para a beleza da pele.

Adote cremes específicos. Se você ainda não se preocupou, é hora de atentar aos efeitos do tempo e investir em cosméticos anti-idade, principalmente para a frágil região dos olhos, antimanchas e de uso noturno, com ativos mais potentes. Consulte um dermatologista reconhecido pele Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Modere o açúcar. O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito açúcar, há uma desestabilização do colágeno, que leva à perda de elasticidade da pele.

Indispensáveis:
Filtro solar, kit contra manchas, linhas finas e flacidez.

- AOS 40 ANOS: SEM MOLEZA.

É uma idade crucial, em que os sinais do tempo são mais visíveis e revelam os cuidados que a pessoa teve (ou não) com a pele até então. Há perda de volume facial e as linhas, as rugas e as manchas se tornam mais perceptíveis. A produção de colágeno e elastina diminui sensivelmente. Por causa das alterações hormonais que acontecem devido a aproximação da menopausa, a pele fica mais desidratada, com menos viço e elasticidade.

Sinais Comuns:

- Pele opaca e sem brilho;
– Flacidez mais evidente no pescoço, nas pálpebras e na lateral da face;
– Vincos e sulcos evidenciados;
– Rugas de expressão marcadas;
– Manchas senis;
– Sulcos nasogenianos;
– Rugas finas na região do colo.

Sinais que merecem atenção:

- Ressecamento extremo;
– Excesso de flacidez na região lateral da face;
– Rugas profundas estáticas;
– Rugas estáticas na lateral dos olhos, descendo pela lateral da face e do pescoço.

Como retardar o tempo (Além de tomar os cuidados anteriores):

Massageie o rosto. Não basta só comprar cremes poderosos e caros. Drible a lei da gravidade aplicando os cosméticos sempre de baixo para cima, para combater a flacidez. Para massagear a pele e estimular também sua circulação, faça o movimento de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e nos olhos, e de baixo para cima, no queixo e no pescoço.

Capriche na hidratação do pescoço e do colo. O ressecamento típico da idade atinge essas áreas, além do rosto. Sem a hidratação adequada, pescoço e colo ganham um aspecto craquelado e as linhas finas e as manchas ficam ainda mais evidentes.

Tome banhos mornos ou frios. A água quente compromete o manto hidrolipídico, camada de água e gordura que reveste a cútis. Que acontece? Pele ressecada, chance de descamações e diminuição das proteções naturais da cútis.

Beba muita água. É uma forma rápida, barata e saudável de manter o organismo e a pele sempre bem hidratados. Essas duas últimas dicas, aliás, são úteis para qualquer fase da vida. Afinal, todo o organismo necessita de água não apenas para sobreviver, mas para manter as funções vitais sob controle.

Indispensáveis:

Cosméticos potentes para driblar a flacidez. Em alguns casos, o uso de preenchedores, como Ácido Hialurônico, e bioestimuladores, como o Ácido Poli-L-Láctico, podem fazer toda a diferença. Consulte seu dermatologista.

 

Fonte:

– Revista Corpo a Corpo – http://goo.gl/tOz4Pv

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>