Marilise Gomes – Beleza & Estilo
20 março 2023 – 12h16
Você já ouviu falar em ‘Ozempic face’ ou ‘rosto de Ozempic’? O efeito do remédio usado para emagrecimento viralizou nos últimos dias nas redes sociais e o Purepeople conversou com dois médicos para você entender, em detalhes, tudo sobre o tema.
O termo ‘Ozempic face’ ou ‘rosto de Ozempic’ se popularizou nas buscas durante últimas semanas: trata-se do termo gerado para os efeitos no rosto do remédio conhecido como Ozempic®. Com o princípio ativo semaglutida, ele é um tratamento injetável e causa uma perda de peso intensa em um curto espaço de tempo.
“O medicamento era utilizado incialmente por indivíduos com diabetes, mas a indicação para pacientes com sobrepeso e obesidade tem crescido após sua liberação, para essa finalidade, em especial no Brasil”, conta a dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux.
CASOS DE ‘OZEMPIC FACE’ AUMENTAM NOS CONSULTÓRIOS
A médica explica que o rosto, naturalmente, é uma região que, com o passar dos anos normalmente já perde gordura. “Sendo assim, se o paciente que faz uso do Ozempic®, irá notar ainda mais esse efeito colateral indesejado no rosto”, explica Dra. Marcella.
“Vemos muito essa situação em pacientes com cirurgia bariátrica, só que estes pacientes bariátricos em menor quantidade. Só que o Ozempic® disseminou no mundo, então aumentou bastante a incidência deste tipo de queixa no consultório”, adiciona o médico Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
DÁ PARA FUGIR DO OZEMPIC FACE NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?
Dr. Alessandro explica que o Ozempic® retarda o chamado esvaziamento gástrico: sem apetite, o paciente deixa de comer e a falta destes nutrientes irá deixar a pele com menor produção de colágeno, elastina e antioxidantes que deixam a pele com mais viço.
Para driblar tais efeitos, o mais indicado é olhar de forma multidisciplinar para o emagrecimento, recorrendo a um suporte nutricional. “Há reposição dos minerais e das vitaminas importantes para estimulação de colágeno e elastina, inclusive os peptídeos de colágeno (do tipo Verisol), já previamente, sabendo que o paciente irá diminuir a ingestão (isso é muito importante também)”, conta o médico.
“Deste modo o paciente irá perdendo peso de forma progressiva, e já vamos tratando o rosto, para ninguém perceber esse processo de envelhecimento tão rápido que acontece nestes pacientes, que perdem peso de forma muito acelerada. Então, essa é uma prática diária em consultório, já temos a experiência de anos, pois desde o uso de outras medicações, como Victoza®, e por meio deste trabalho conseguimos prevenir muito bem essa questão do envelhecimento precoce que acontece nos emagrecimentos rápidos”, acrescenta.
O médico também alerta: “Vale ressaltar que consideramos o Ozempic® e as outras medicações análogas de GLP-1, como ‘bariátrica química’, é como se fosse uma cirurgia bariátrica”.
DESCUBRA TRATAMENTOS QUE AJUDAM NO COMBATE AO ‘OZEMPIC FACE’
Dra. Marcella lista ainda alguns procedimentos que podem suavizar os resultados desta perda de peso acelerada.
BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO ( SCULPTRA®/ RADIESSE®):
A dermatologista indica que os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção do próprio colágeno, fazendo com que naturalmente melhore o aspecto da pele na região tratada.
“É possível tratar a pele com flacidez e após emagrecimento, trazer de volta a sustentação e aumento da espessura da derme. Além da face, podem ser utilizados em áreas corporais também, sendo possível tratar o contorno corporal (em especial dos glúteos, corrigindo desníveis, assimetrias e celulites), a flacidez de abdômen (com a correção do umbigo triste) coxas, braços, colo etc. Dentre os tipos de bioestimuladores de colágeno mais usados no Brasil estão o Radiesse® e o Sculptra®, que são indicados de acordo com o quadro do paciente e suas expectativas com o tratamento”, explica.
PROPHILO®:
O Profhilo® é, segundo a especialista, “o injetável mais inovador do momento”, pois traz diferenciais nunca vistos antes, que hidratam, firmam e rejuvenescem a pele.
“Com a maior concentração de ácido hialurônico do mercado (64mg/2mL)³ e totalmente livre de agentes químicos, o Profhilo® estimula a produção de colágeno, elastina e promete maior sustentação e elasticidade da pele. Aplicado em apenas cinco pontos de cada lado do rosto ou do pescoço, o produto de tecnologia única não precisa de anestesia, a injeção é indolor, aumenta instantaneamente a hidratação”, afirma Dra. Marcella.
ULTRAFORMER MPT®:
O novo Ultraformer MPT® apresenta um novo conceito em lifting não-cirúrgico através do uso da tecnologia de Ultrassom – Micro e Macrofocada – para tratar a flacidez, promover a ancoragem muscular, estimular a produção de colágeno e tratar a gordura localizada, sem cortes e com o máximo conforto.
“É uma evolução do antigo Ultraformer e nos permite apenas tratar a flacidez sem consumir ou compactar gordura, ainda é possível dar um glow na pele!”, explica a dermato. Com esse diferencial, podem ser realizados protocolos não só faciais, como corporais, visando o refinamento de áreas corporais com gordura localizada persistentes, como interno de coxas, culote, abdômen e aquela gordurinha da alça do sutiã.