A dermatologista Betina Stefanello explica tudo sobre o procedimento
Você sabe o que é jato de plasma? Muito recomendado para a pele madura, o procedimento promete ser eficaz no tratamento de rugas, linhas de expressão, manchas escuras na pele, cicatrizes e outros sinais de envelhecimento. Mas, antes de fazer o uso do jato de plasma, é importante estar por dentro das suas etapas e dos cuidados pós-procedimento para garantir bons resultados. Pensando nisso, o Dermaclub conversou com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que esclareceu as principais dúvidas sobre o jato de plasma.
O que é jato de plasma?
Antes de entender como funciona o jato de plasma, é importante ter em mente que o plasma é o quarto estado da matéria. “Ele é uma corrente elétrica de alta tensão que ao entrar em contato com a atmosfera faz com que esses elétrons se desprendam do átomo, formando um gás ionizante”, explica a dermatologista. Quando essa radiação entra em contato com a pele, ocorre toda a mágica do procedimento.
Feito com ajuda de uma caneta ou aparelho de jato de plasma, o tratamento é capaz de estimular a produção de colágeno e fibras elásticas através do reequilíbrio do potencial elétrico das membranas celulares. Dessa forma, o procedimento estético pode melhorar e corrigir irregularidades, como rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento. “O jato de plasma é recomendado para qualquer tipo de rejuvenescimento, inclusive para o tratamento de melanose solar e lesões pontuais, como verrugas”, afirma.
Os benefícios do jato de plasma para a pele
De maneira geral, a radiação emitida através do jato de plasma resulta em uma espécie de lesão na pele que, por sua vez, promove o rejuvenescimento celular e o estímulo da formação de colágeno. Justamente por isso, o procedimento pode trazer uma série de benefícios para o tratamento de rugas, linhas de expressão e manchas na pele. Além disso, a dermatologista revela: ele é bastante utilizado para realizar blefaroplastia – que é a correção de pálpebras superiores e inferiores – sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Jato de plasma: com que frequência devo fazer o procedimento?
De acordo com a dermatologista, o intervalo entre as sessões do jato de plasma pode variar de acordo com a regeneração da pele. “Dependendo do paciente, o procedimento pode ser feito a cada 30 dias”, conta a Dra. Betina. No entanto, vale lembrar que é fundamental consultar o seu dermatologista de confiança para garantir o melhor resultado e evitar o excesso do tratamento.
Os cuidados necessários após o jato de plasma
Assim como qualquer outro procedimento estético, o jato de plasma também exige alguns cuidados após a sua realização, já que a pele tende a ficar com pequenas “queimaduras”. Durante esse período, é importante lançar mão de alguns produtos coringas que podem garantir uma cicatrização mais rápida. “O paciente deve usar um sabonete suave para higienizar a região, água termal para hidratar a pele e hidratante com ativos regeneradores”, aconselha a dermatologista. Além disso, é importante incluir o protetor solar na sua rotina de cuidados diários para evitar manchas e marcas na pele.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.