Desenvolvidos para atender as necessidades específicas da pele masculina, os cosméticos destinados aos homens, ao contrário do que muita gente imagina, não são iguais aos femininos e, por isso, devem ser mantidos fora do alcance das mulheres. Isso porque, as formulações dos produtos de beleza segmentados para os integrantes do “sexo forte” levam em consideração a diferença mais marcante entre as duas cútis: o nível da oleosidade.
“Como a pele masculina, graças à ação hormonal, tende a ser mais resistente, espessa e oleosa do que a feminina, os itens específicos para eles visam o tratamento da oleosidade e contam com ativos voltados especialmente para a regulagem da produção de sebo”, explica Daniel Coimbra, dermatologista da Clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro, e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, apesar de alguns produtos, como sabonetes e filtros solares poderem ser usados por homens e mulheres que apresentam as mesmas características de pele, o compartilhamento indevido de cosméticos masculinos e femininos pode desencadear, em alguns casos, uma série de problemas, tanto para eles quanto para elas. No caso das mulheres usarem produtos masculinos, a presença de ácido salicílico, acnebiol e zinco, pode provocar ressecamentos indesejáveis porque estas substâncias atuam no controle do brilho excessivo e da acne, e são facilmente encontradas na formulação de grande parte dos produtos para os homens.
“Como os itens de beleza destinados às mulheres têm mais oleosidade do que os masculinos, o uso indiscriminado desse tipo de cosmético pode causar nos homens a formação de acne, dilatação dos poros, além de alergias”, alerta Daniel. Já nas mulheres, os compostos masculinos, além de não proporcionarem o resultado esperado, podem provocar forte irritação e descamação da cútis.
Por esta razão, acompanhamento médico aliado ao cuidado na hora de lançar mão dos mais variados produtos são essenciais para a beleza e saúde da pele deles e delas. “Diante de qualquer problema relacionado ao consumo dos cosméticos masculinos ou femininos, o uso tópico dos produtos deverá ser descontinuado imediatamente, mas se os sintomas persistirem, o dermatologista deve ser consultado”, recomenda.
Fonte:
– Portal Terra | Beleza. http://goo.gl/CHgTyL