29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional Contra o Fumo é direcionado a conscientização dos males causados pelo cigarro a fumantes ativos e passivo. Crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma.

O Dia Nacional Contra o Fumo é direcionado a conscientização dos males causados pelo cigarro a fumantes ativos e passivo. Crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos um terço da população mundial adulta seja fumante. O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer (pulmão, cavidade oral, laringe, esôfago, estômago, bexiga, colo do útero e leucemias). Fumantes chegam a ter 20 vezes mais chances de ter a doença no pulmão que não fumantes; 10 vezes mais chances de ter a doença na laringe e até cinco vezes mais chances de desenvolver câncer de esôfago.

Ricardo Meirelles, médico pneumologista da Divisão de Controle de Tabagismo do INCA, explica que o tabagismo afeta todos os órgãos do corpo humano. “O tabagismo tem relação direta com mais de 50 doenças. Hoje é provado que não existe órgão que não seja afetado diretamente pelo cigarro. A fumaça, não só do cigarro como de outros derivados do tabaco, possui 60 substâncias cancerígenas e 4700 substâncias tóxicas”, explica.

Prejuízos à pele

Entre os problemas causados pelo cigarro estão também os dermatológicos, como pele seca, envelhecimento e queda de cabelo. Especialistas afirmam que o prejuízo à pele se dá pela ação das substâncias nocivas do cigarro no organismo. Elas causam a diminuição da circulação sanguínea na pele e a vasoconstrição. Com a chegada de menos sangue no local, vão diminuindo as fibras colágenas e elásticas, que dão firmeza à pele. Com o passar do tempo, a pele vai ficando com uma coloração amarelada e com mais rugas, principalmente ao redor dos lábios e dos olhos. Além disso, o cigarro aumenta a atividade de uma enzima chamada elastase, que no pulmão causa enfisema e na pela degrada as fibras elásticas.

O SUS oferece tratamento gratuito para quem quer deixar o tabagismo. A Secretaria Estadual e/ou Municipal de Saúde da sua região pode informar o local com o tratamento disponível mais próximo da sua casa. Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde que presta o atendimento, levar a identidade e se inscrever no programa de combate ao tabagismo do SUS.

Para saber mais sobre o tratamento gratuito para combater a dependência do cigarro, acesse www.inca.gov.br/tabagismo. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tal como câncer, enfisema ou derrame.

Fonte:
INCA – MS – http://goo.gl/VRNB8o

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>