Na terceira publicação da série que trata dos dramas dos cabelos no inverno (leia os outros artigos aqui – Cabelos ressecados | Oleosidade ) o tema é do maior interesse entre as mulheres que preferem usar cabelos super lisos. Fique atenta aos cuidados fundamentais da especialista fisiotricologista Alexandra Gonçalves e mantenha a saúde do couro cabeludo e a beleza dos cabelos mesmo quando a época não lhes é favorável.
Cabelos quebradiços
Ninguém gosta daquela turminha de fios que insiste em ficar arrepiado. Aqueles fiozinhos de cabelo, o frizz, que teimam em ficar em pé geralmente são causados pela quebra dos fios. Embora cabelos quebradiços aconteçam mais naqueles que sofrem processo químico, no inverno os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente.
Segundo Alexandra, “nessa época, o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados, pois a umidade que fica nos cabelos é rapidamente absorvida pelo ambiente causando rigidez na fibra e facilitando a quebra”. Para evitar que isso aconteça, procure sair somente quando os cabelos estiverem secos e não use prendedores muito apertados para evitar a tração e o rompimento.
Falta brilho
Mas, ainda sim, existe outro tormento que costuma aparecer no inverno, a falta de brilho dos fios. A fibra capilar é formada por várias escamas que se abrem quando lavamos o cabelo com água quente. As escamas abertas não refletem a luz, além de tornarem as fibras mais vulneráveis, por isso a opacidade. A dica da profissional é não só sair de casa com os cabelos secos como após usar o secador inverter a temperatura para vento frio e ajudar as escamas das fibras a se fecharem. Isso ajuda a reter a umidade no interior dos fios e manter a hidratação necessária para torna-los radiantes.
Se estes artigos chegaram tarde e seus cabelos já se encontram ressecados, quebradiços e opacos, a dica da terapeuta capilar é a hidratação. “Comece no inverno, mas tenha em mente que a hidratação tem que ser feita sempre, ao longo do ano, para colher resultados mais satisfatórios no inverno do próximo ano”. De acordo com Alexandra, uma vez a cada quinze dias é o ideal.
É sempre bom frisar que assim como o nosso corpo, os cabelos tendem a ficar mais frágeis quando as temperaturas permanecem baixas por um longo período, por isso, devemos consumir bastante líquido, mesmo sem cede. Á água é o veículo que ajuda a transportar os nutrientes fundamentais para abastecer todo o organismo e manter o metabolismo em plena função, além de manter a pele e os cabelos hidratados, já que o clima seco tende a absorver a nossa umidade natural.
Fonte:
Minha Vida – http://goo.gl/DdA7w8