Série: dramas que atormentam os cabelos no inverno | Fios opacos e quebradiços.

Embora cabelos quebradiços sejam mais comuns naqueles que sofrem processos químicos, no inverno a rigidez causada pelo frio e outros fatores externos deixam os fios mais frágeis e por isso quebram mais facilmente.

Embora cabelos quebradiços sejam mais comuns naqueles que sofrem processos químicos, no inverno a rigidez causada pelo frio e outros fatores externos deixam os fios mais frágeis e por isso quebram mais facilmente.

Na terceira publicação da série que trata dos dramas dos cabelos no inverno (leia os outros artigos aqui – Cabelos ressecadosOleosidade ) o tema é do maior interesse entre as mulheres que preferem usar cabelos super lisos. Fique atenta aos cuidados fundamentais da especialista fisiotricologista Alexandra Gonçalves e mantenha a saúde do couro cabeludo e a beleza dos cabelos mesmo quando a época não lhes é favorável.

Cabelos quebradiços

Ninguém gosta daquela turminha de fios que insiste em ficar arrepiado. Aqueles fiozinhos de cabelo, o frizz, que teimam em ficar em pé geralmente são causados pela quebra dos fios. Embora cabelos quebradiços aconteçam mais naqueles que sofrem processo químico, no inverno os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente.

Segundo Alexandra, “nessa época, o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados, pois a umidade que fica nos cabelos é rapidamente absorvida pelo ambiente causando rigidez na fibra e facilitando a quebra”. Para evitar que isso aconteça, procure sair somente quando os cabelos estiverem secos e não use prendedores muito apertados para evitar a tração e o rompimento.

Falta brilho

Mas, ainda sim, existe outro tormento que costuma aparecer no inverno, a falta de brilho dos fios. A fibra capilar é formada por várias escamas que se abrem quando lavamos o cabelo com água quente. As escamas abertas não refletem a luz, além de tornarem as fibras mais vulneráveis, por isso a opacidade. A dica da profissional é não só sair de casa com os cabelos secos como após usar o secador inverter a temperatura para vento frio e ajudar as escamas das fibras a se fecharem. Isso ajuda a reter a umidade no interior dos fios e manter a hidratação necessária para torna-los radiantes.

Se estes artigos chegaram tarde e seus cabelos já se encontram ressecados, quebradiços e opacos, a dica da terapeuta capilar é a hidratação. “Comece no inverno, mas tenha em mente que a hidratação tem que ser feita sempre, ao longo do ano, para colher resultados mais satisfatórios no inverno do próximo ano”. De acordo com Alexandra, uma vez a cada quinze dias é o ideal.

É sempre bom frisar que assim como o nosso corpo, os cabelos tendem a ficar mais frágeis quando as temperaturas permanecem baixas por um longo período, por isso, devemos consumir bastante líquido, mesmo sem cede. Á água é o veículo que ajuda a transportar os nutrientes fundamentais para abastecer todo o organismo e manter o metabolismo em plena função, além de manter a pele e os cabelos hidratados, já que o clima seco tende a absorver a nossa umidade natural.

Fonte:
Minha Vida – http://goo.gl/DdA7w8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>