Muita gente não sabe, mas, assim como o homem passa pelas diferentes fases do seu ciclo de vida (nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer), os nossos cabelo, que também têm vida, passam por processo semelhante que, teoricamente, está dividido em três fases: crescimento, repouso e queda.
Fase 1: Crescimento:
Um fio de cabelo cresce, em media, entre dois a sete anos. A esta fase, chamamos de anágena.
Fase 2: Repouso:
Após o tempo máximo de crescimento dos fios, eles se desprendem do couro cabeludo e migram em direção à superfície da pele, passando pela sua fase de repouso, denominada catágena. Esta etapa dura em torno de dois e quatro meses.
Fase 3: Queda:
Passada a fase de repouso, logo depois os fios se soltam completamente do couro cabeludo e caem. Esta fase é conhecida como telógena.
Mas, se a queda é a terceira e ultima fase do ciclo de vida dos cabelos, isso significa que não há uma fase para a substituição dos fios? É importante salientar que na fase de repouso, quando os fios se soltam do folículo e ficam presos ao couro cabeludo, o bulbo capilar (a raiz do cabelo) continua trabalhando na produção de um novo fio.
Embora a média de queda diária de cabelo tenha se estabelecido como sendo de até 100 fios por dia, o fato é que para ser considerada normal esta relação deve ser proporcional ao número total de cabelos e a duração da sua fase de crescimento. Ou seja, se você possui um total de 100 mil fios de cabelo e a sua fase de crescimento dura em torno de três anos, então, você terá uma queda de 100 fios de cabelo por dia, sendo que a sua troca total de fios deverá ocorrer a cada três anos.
Acompanhe no quadro:
Se, por exemplo, você tiver 200 mil fios com um crescimento a cada três anos, a sua perda diária será de 200 fios, e assim sucessivamente.
Tais números podem ser obtidos por meio de exames específicos e precisos realizados por um dermatologista ou terapeuta capilar (tricologista) a fim de equalizar essa relação e tratar o desequilíbrio.
Crescimento do fio:
A maior questão envolvendo o universo capilar, invariável mundo afora, está na proporção do crescimento médio do fio.
Normalmente, um fio cresce pouco mais de um centímetro por mês (em organismos plenos de saúde e características físicas locais favoráveis) invariavelmente. Os fios podem crescer menos devido a problemas orgânicos, mas nunca crescerão muito acima da média humana. O tempo de crescimento dos cabelos pode variar um pouco de pessoa para pessoa porque está relacionado à característica genética do indivíduo, podendo sofrer variações por outras questões – desequilíbrio hormonal, deficiências nutricionais, estresse pós-cirúrgico, psicológico e até falta de higiene – mas dificilmente será relatado um crescimento excepcional.
Caso você perceba algum desequilíbrio, ou anormalidade, no couro cabeludo, procure um dermatologista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para consulta e diagnóstico. Qualquer problema tem solução mais efetiva se tratada ainda no início.