Um Corpo, Muitas Peles: Entenda as diferenças dos hidratantes para cada região do corpo.

Dos pés a cabeça a pele corresponde a um único órgão, mas cada região exige cuidados específicos com produtos específicos.

Dos pés a cabeça a pele corresponde a um único órgão, mas cada região exige cuidados específicos com produtos específicos.

É possível ter uma pele macia dos pés a cabeça desde que sejam usados os produtos adequados. Cada região do corpo tem necessidades de hidratação que precisam ser atendidas de forma muito específica. Existem tantos tipos de cremes, loções, fluídos e géis hidratantes indicados para o cuidado da pele que fica até difícil diferenciar para quê serve e onde aplicar cada um deles.

O dermatologista Daniel Coimbra, da Clínica Les Peaux, no Rio, explica que cada região do corpo exige um tipo de hidratação específica e que o fato de usar cremes hidratantes inadequados pode causar reações indesejáveis. “Todo creme hidratante é composto por ativos químicos dosados de acordo com o grau do dano que se espera reparar naquela determinada área do corpo. Usar no rosto o mesmo creme das mãos pode não ser uma boa ideia porque a pele das mãos é mais grossa e precisa de hidratação mais intensa. Neste caso, o resultado poderá variar entre um simples aumento da oleosidade, até reações alérgicas ou acnes severas”, afirma.

Os cremes hidratantes ajudam a pele a manter sua umidade natural a partir do uso de substâncias umectantes e emolientes e devem ser aplicadas sem critério sempre que a pele estiver seca, por isso é importante respeitar a indicação do fabricante.

Rosto.

A pele do rosto exige uma hidratação mais sutil por se tratar de uma região com pele mais sensível e com maior tendência a oleosidade. Produtos mais fluidos são os mais indicados porque não obstruem os poros e evitam a formação de acne. Algumas fórmulas trazem ainda concentração de vitaminas A, E e C (antioxidantes) e substâncias antiidade, que hidratam as camadas mais profundas da pele, promovem a renovação celular, tratam a flacidez e atenuam marcas de expressão.

Segundo Daniel Coimbra, “o tratamento antiidade precisa ser acompanhado de perto por um profissional. Ele indicará o produto mais adequado ao seu tipo de pele”, e ressalta “em geral os cremes aplicados durante o dia devem conter filtro de proteção solar”.

Pessoas com a pele do rosto mais oleosas também devem usar hidratantes, desde que sejam oil free. “Apesar da camada de oleosidade presente na pele a hidratação fica concentrada apenas na superfície, sendo necessário o uso de hidratantes mesmo em pacientes com a zona T oleosa (testa, nariz e queixo). O ideal é investir em hidratantes em gel ou serum, que absorvem o brilho excessivo e mantêm a pele hidratada com aspecto sequinho”, observa Daniel.

Mãos, pescoço, colo e pés.

A pele das mãos é mais grossa e resseca facilmente porque são nossos principais instrumentos de trabalho. Lavamos várias vezes ao dia e estão expostas ao tempo, sol e poluição. De acordo com especialistas, os produtos mais indicados para essa região são aqueles mais consistentes – contudo não necessariamente necessitam ser oleosos – desenvolvidos para manter a hidratação e evitar a sensação de pele melada após a aplicação.

O pescoço e o colo também merecem um produtinho específico porque também estão expostos ao clima que gera o ressecamento e envelhecimento precoce. Junto aos hidratantes, nas regiões expostas ao sol, é necessário usar protetor solar para combater manchas e sinais da idade.

No caso dos pés, a atenção deve ser redobrada porque são expostos a fricções diárias nos sapatos e outros agentes externos. Os cremes específicos para a hidratação dos pés são ainda mais densos para ajudar a combater o ressecamento, as rachaduras e até calosidades.

Dê mais atenção ao seu corpo.

Além das áreas específicas, é bom investir em um creme de hidratação para todo o corpo. Braços, pernas, cotovelos etc. Mudanças bruscas de temperatura e excessos de exposição ao sol e calor tornam a pele enrugada, áspera e opaca. O uso de produtos hidratantes evita o aparecimento de marcas como estrias e manchas.

Antes de investir em produtos de hidratação para as diferentes áreas do corpo consulte um dermatologista especialista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para avaliar qual a melhor opção para o seu tipo de pele e faixa etária.

Fonte:
– Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/71St6N
– Beleza Extraordinária – http://goo.gl/qNhvtP

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>