Blindar os fios contra os vilões da temporada – sol, mar, cloro da piscina e até vento – é regra fundamental no verão. Mas como resolver esse drama e manter os cabelos saudáveis e protegidos? A terapeuta capilar Alexandra Lopes, especialista em cabelos na clínica Les Peaux, aponta alguns erros comuns que as mulheres cometem no verão e dá dicas fundamentais para salvar as madeixas.
EVITAR OS EXAGEROS.
“Segure a mão e evite aplicar uma quantidade exagerada de leave-in ou creme sem enxague no cabelo. Se você aplica uma quantidade maior que a desejável para o seu tipo de cabelo e o comprimento o produto pode atingir, em cheio, o couro cabeludo e isso não é legal. O ideal é deixar a pele livre para respirar”, ensina Alexandra.
RESÍDUOS.
Acreditar que só o leave-in é suficiente para proteger os fios é um engano, especialmente se o seu cabelo já estiver poroso. A poluição, vento, sol e maresia são venenos para os cabelos, usar acessórios como chapéus nas caminhadas vespertinas ou durante a permanência na praia protege de forma eficaz contra o excesso de resíduo nos fios. De acordo com a necessidade e a rotina de cada mulher, usar uma linha de tratamento anti-resíduo uma vez por semana pode ser balsâmico para a saúde dos cabelos.
CABELOS MOLHADOS.
Prender o cabelo molhado ou mesmo úmido, principalmente com elásticos que têm metal, podem detonar os fios. “Quando úmidos, os fios ficam mais frágeis e suscetíveis à quebra. Depois do banho de mar ou piscina, enxague-os com água doce, espere secar o máximo possível e prenda com uma fivela ou piranha”, aconselha a profissional.
DETOX PARA NÃO PIRAR.
A limpeza profunda promovida pelo Detox Capilar livra os fios do acúmulo de impurezas, o que ajuda a combater problemas comuns como oleosidade excessiva no couro cabeludo e caspa. Além disso, remover o excesso de resíduos estimula o crescimento de fios saudáveis e resistentes.
No verão, promover sessões frequentes de Detox ajuda o couro cabeludo a permanecer saudável e devolve aos fios a saúde abalada pelo sol, água salgada, cloro e outros fatores externos que agridem a estrutura tornando-os ressecados e sem vida.
“O Detox, ao eliminar resíduos de cosméticos e excesso de partículas, como sal e cloro, que ficam retidos e se acumulam no couro cabeludo, estimula o bom funcionamento das glândulas sebáceas e previne a oleosidade e doenças como caspas e dermatites. Outra vantagem da limpeza profunda é promover a saúde do bulbo capilar para a origem de fios mais resistentes e com crescimento melhor”, finaliza Alexandra.
Fontes:
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/oYl3xm
– UOL Mulher – http://goo.gl/rIrQPW
– M de Mulher – http://goo.gl/OHOnvT