Peles Negras e Morenas na Medida Certa.

As peles, negras e morenas escuras são mais resistentes, mas precisam de cuidados especiais tanto quanto as peles mais claras.

As peles, negras e morenas escuras são mais resistentes, mas precisam de cuidados especiais tanto quanto as peles mais claras.

Pelos encravados e oleosidade são mais comuns e pedem cuidados específicos.
A pele negra e morena, mais firmes e naturalmente protegidas contra os raios UV, escondem os efeitos do fotoenvelhecimento e sofrem menos com rugas e a flacidez. Além disso, a sobrecarga de melanina dá a este tipo de pele um brilho invejável. Toda essa graça da natureza não significa que um bom hidratante, ou tratamentos estéticos mais elaborados, estão dispensados. As peles, morena mais escura e negra, estão mais suscetíveis a manchas e oleosidade. Outro problema recorrente são os pelos encravados, tratado neste blog no artigo sobre foliculite, também costumam gerar bastante incômodo. Para lidar com esses e outros indesejáveis fatos, listamos a seguir alguns aliados para manter a beleza e a saúde das peles mais escuras.

Filtro Solar FPS 15.

Quem acha que pele negra ou morena não precisa de protetor se engana. Apesar de sofrerem menos com o fotoenvelhecimento a incidência solar sobre qualquer tonalidade de pele pode provocar mutações nas células e provocar câncer. A única vantagem neste quesito é a economia, já que filtros solares com fator de proteção inferior são mais baratos e peles mais escuras exigem, pelo menos, 15 vezes mais proteção.

Desodorantes Antisséptico.

O suor não tem cheiro, o que causa o odor são as colônias de bactérias que se formam, principalmente nas axilas. Por terem um organismo mais adaptado ao calor, as peles negra e morena escura têm mecanismos mais eficientes para regular a temperatura corporal e, por isso, suam mais. Umidade e calor são essenciais para o desenvolvimento de micro-organismos.
A importância de usar produtos adaptados ao tipo de pele, neste caso, é fundamental, porque na composição desses desodorantes, por exemplo, a presença de antisséptico na fórmula contribui para evitar odores e agentes clareadores ajudam a evitar manchas mais escuras provocadas pelo atrito na depilação com lâminas.

Clareamento com ácido.

Peles escuras sofrem mais com manchas e cicatrizes que as peles claras porque esse biótipo reage de maneira mais intensa às lesões, seja uma simples acne ou mesmo um pelo encravado. Isso acontece porque os melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele, trabalham mais rápido que o da pele clara. Isso gera respostas mais rápidas a processos inflamatórios e como consequência superpigmentação. Para tratar essas manchas, qualquer ácido pode ser usado, o que provavelmente será decidido pelo dermatologista é a quantidade e a concentração a fim de evitar que as manchas escuras fiquem acinzentadas.

Oleosidade.

Por ser um organismo melhor adaptado ao calor, as glândulas das peles negra e morena escura também exalam mais sebo na intenção de protegê-la, por isso a oleosidade excessiva. A vantagem, no entanto, é que à acne, já que a oleosidade natural não gera obstrução. O tratamento indicado nesses casos é a higiene da pele. Lavar com os produtos adequados – sabonete neutro ou específico para o tipo de pele e água morna – duas vezes por dia e preferir produtos de beleza “matizantes” para reduzir o brilho. Tratamento com ácidos e peeling podem provocar efeito contrário e piorar a oleosidade, por isso, consulte um dermatologista.

Botox, preenchimento e outros tratamentos antienvelhecimento.

A supercarga de melanina age como filtro solar natural e ajuda as peles mais escuras a sofrerem menos com os danos causados pelo sol. Produzem mais colágeno do que a pele branca e por isso gozam de mais tônus e menos rugas, permanecendo jovem por mais tempo. Tratamentos antiidade para este tipo de pele são os mesmos que para qualquer outro, mas podem começar mais tarde. Botox, preenchimentos faciais, laser e peelings também são indicados, mas geralmente acontecem mais tarde que os outros biótipos.

Uma pele mais resistente também precisa de cuidados. Consulte um dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pelo menos uma vez por ano para que ele possa avaliar as condições da pele e prescrever o tratamento ideal. O que é bonito precisa ser valorizado.

 

Fontes:
– Minha Vida – http://goo.gl/2r06a9
– Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – http://goo.gl/bGgDXw

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>