Peeling em casa? 4 produtos que ajudam a renovar a textura da pele

LARISSA NARA | 19 MAI 2020

Dicas de cuidados com a pele na quarentena: peelings

Dicas de cuidados com a pele na quarentena: peelings

Do inglês peel, peeling significa descamar e é um tratamento que remove as estruturas superiores da epiderme para transformar a superfície da pele. Uma das práticas mais delicadas do universo dermatológico, ficou por muito tempo restrita às clínicas e consultórios. Hoje as fórmulas evoluíram e podem, inclusive, ser aplicadas em casa. Segundo o dermatologista do Rio de Janeiro Daniel Coimbra, os tratamentos de efeito peeling podem ser divididos em quatro níveis. “O muito superficial, que não descama visivelmente; o superficial, que descama levemente; o médio, que fica com aspecto feio, queima um pouco e leva cerca de dez dias para cicatrizar; e por fim o peeling profundo, que precisa ser feito dentro ambiente hospitalar e é pouco indicado”, explica.

Daniel conta ainda que quando os lasers chegaram às clínicas, a incidência de peelings mais agressivos, como os de nível médio e profundo, diminuiu. Nesse cenário, surgem produtos que induzem a renovação celular por meio da remoção da primeira camada da pele. “Entre os compostos mais comuns e eficientes estão o ácido retinoico, ou derivados menos inflamatórios, como retinol ou retinoaldeído; o ácido salicílico; e o ácido glicólico – que para uso caseiro têm, todos, baixas concentrações”, explica Daniel Coimbra.

Ainda que menos agressivos, esses tratamentos exigem cuidados quando aplicados em casa. “As peles sensíveis, por exemplo, podem reagir a componentes essenciais em fórmulas renovadoras, como o ácido retinoico”, alerta. Para escolher de maneira segura, as versões em séruns de cuidados noturnos, aplicados todos os dias, promovem um resultado discreto, mas regular. Já as versões em máscara desses ácidos devem ser usadas no máximo duas vezes por semana, já que são mais concentradas. “O ideal é usar esses produtos à noite, para evitar a exposição solar, e suspender imediatamente se notar vermelhidão ou sentir qualquer ardência ou desconforto.” Além disso, é muito importante lembrar que, mesmo dentro de casa, a pele exige proteção por conta da luz visível de dispositivos móveis.

Clique aqui e acesse a matéria original com dicas de fórmulas que ajudam a fazer uma das práticas mais delicadas do universo dermatológico de forma segura em casa.

Fonte: Revista Marie Claire

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>