No sol ou só nas telas: protetor solar é item indispensável

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Dermatologista explica que além do sol, radiações do computador, celular e lâmpadas também causam envelhecimento da pele e manchas

Item quase que indispensável em situações com exposição direta ao sol, como praia ou piscina, o protetor solar tem sido cada vez mais necessário para quem se mantém firme e forte no isolamento social, dentro de casa. O fotoprotetor é importante para a proteção da pele contra a radiação dos aparelhos de celular, televisão, tablets e outras telas, que causam envelhecimento e manchas na face e no corpo.

Item quase que indispensável em situações com exposição direta ao sol, como praia ou piscina, o protetor solar tem sido cada vez mais necessário para quem se mantém firme e forte no isolamento social, dentro de casa. O fotoprotetor é importante para a proteção da pele contra a radiação dos aparelhos de celular, televisão, tablets e outras telas, que causam envelhecimento e manchas na face e no corpo.

Doutor Daniel, com que frequência devemos passar protetor solar?

Daniel Coimbra: O protetor deve ser aplicado todos os dias antes de sair de casa e também se for fazer atividade física ao ar livre. Deve-se reaplicar a cada duas horas caso haja transpiração e se entrar na água.

Preciso passar protetor mesmo estando em casa? E no inverno?

Sim. Em casa também é necessário usar protetor porque estamos expostos a outras radiações como computador, celular, tablet, lâmpadas. Esse tipo de radiação também causa envelhecimento da pele e manchas.

Quais os principais mitos envolvendo o uso deste produto?

O protetor deve ser usado sempre. Entre os principais mitos é que o de fator baixo, por exemplo, tem a mesma proteção que os de fatores alto. Existe diferença entre um protetor de FPS 30 e um mais alto. Isso se explica porque não há só o raio UVB, aquele que queima a pele da gente deixando-a vermelha. Temos também o raio UVA, que aquece menos, mas penetra mais profundo na pele porque tem comprimento de onda maior e é o raio que destrói o colágeno e as fibras elásticas e causam o envelhecimento da pele. Quanto mais alto o FPS, maior o fator UVA.

A quantidade de protetor influencia no seu desempenho de proteção?

Sim, e inclusive o fator de proteção cai a depender da quantidade que aplicamos sobre a pele. Isto é, um protetor de fator 30, devemos usar uma colher de chá no rosto, mas a gente não acaba utilizando essa quantidade exata. Costumamos aplicar de menos e espalhar demais. Com isso, a proteção diminui. Por isso é importante usar fator acima de 50. A quantidade ideal é uma colher de chá no rosto e três colheres de sopa no corpo.

A partir de que idade devo fazer o uso?

O protetor solar deve ser usado a partir de 6 meses de vida.

É verdade que o rosto precisa de mais proteção que o corpo?

Tudo precisa de proteção, tanto rosto quanto o corpo. Tendemos, contudo, a proteger mais o rosto, já que o corpo fica coberto pela roupa. Mas tudo tem que ter proteção igual.

Como escolher o fotoprotetor ideal para cada tipo de pele?

O tipo de protetor ideal é de preferência acima de FPS 50 e vai depender da cosmética. Quem tem pele oleosa, deve dar preferência ao sérum, gel-creme, gel ou aquagel. As peles ressecadas devem usar protetor em creme que hidrata mais.

Protetor com cor protege mais?

Sim, protetor solar com cor geralmente protege mais porque tem protetor físico em sua fórmula. Temos os filtros químicos, que absorvem energias de luz e transformam em outros tipos de energia, e tem os filtros físicos que são os de barreira na superfície e refletem diretamente os raios que acabam não penetrando. Esses filtros já são usados para crianças há muito tempo, mas nos adultos foram mais utilizados quando a cosmética dos protetores ficaram melhores. Antes, deixavam a pele com a cor muito branca, então era difícil o uso no dia a dia. Com a melhora da tecnologia, a cosmética também evoluiu assim como os químicos. Não é uma base, é um protetor com pigmentos que tenham proteção solar contra outros tipos de radiação. Esse protetor físico de barreira são geralmente à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, as duas principais substâncias que acabam refletindo as radiações que chegam na pele.

Devo passar protetor no corpo mesmo quando não for me expor diretamente ao sol (como em praia ou piscina?).

Só nas áreas que estão a mostra como pescoço, dorso das mãos e braços, já que a roupa está protegendo o restante.

Crianças também precisam de protetor específico para o rosto?

Os protetores de crianças normalmente são só físicos, esses de barreira, e podem ser usados tanto no rosto como corpo. Mas conforme vai chegando na puberdade e os hormônios começam a aparecer, alguns pré-adolescentes têm tendência a ter acne, então nessa fase é importante dar preferência aos produtos ao tipo de pele.

O que devo evitar na hora de escolher um bom produto?

A escolha deve ser de uma linha que siga aos padrões internacionais de produção. Não adianta só observar o número que está na embalagem, ele precisa ter proteção ampla também ao UVA. Para isso, o padrão precisa ser internacional de qualidade. A cosmética também é importante, tem que ver se vai aderir bem a pele, se vai deixar oleoso, grudento, senão acaba diminuindo a fidelização de uso.

Qual protetor devo usar?

A partir daqui, os pitacos são menos médicos e mais amigos, com base nas impressões da repórter Luiza Leão, que testou quatro protetores. Alguns são lançamentos e outros já estão consolidados no mercado há bastante tempo. Acesse o link abaixo e veja os produtos na matéria no portal terra.

https://bit.ly/2HmnpLr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>