Melasma: problema causa manchas no rosto, é comum em grávidas e afetou Ivete

Ivete Sangalo compartilha foto mostrando mancha marrom na testa. Foto: Reprodução/Instagram

Ivete Sangalo compartilha foto mostrando mancha marrom na testa. Foto: Reprodução/Instagram

A gravidez nem sempre chega apenas com boas notícias para as mamães. Muitas delas são surpreendidas quando manchas escurecidas começam a surgir em seus rostos. A cantora Ivete Sangalo postou nas redes sociais que enfrenta o problema, comum em grávidas por conta da mudança hormonal que ocorre no período gestacional.

— Quem desencadeia o surgimento do melasma é a luz solar. Mas, nas grávidas, existe um aumento na produção de melanina. Isso pode causar o melasma, a hiperpigmentação especialmente em volta dos mamilos e na linha que vai do umbigo até os pelos pubianos — afirma a dermatologista Beatriz Pereira Fabi, da Clínica Genics.

Além das grávidas, mulheres que têm a pele morena, que fazem tratamento hormonal ou usam métodos contraceptivos com hormônio estão mais propensas a desenvolver o melasma. A boa notícia é que não há risco das manchas se tornarem um problema mais grave, como um câncer de pele.

— Não há risco nenhum para a saúde da mulher. A questão é mais estética. Durante a gravidez, tudo acaba sendo lindo e aceitável, mas depois da gestação as manchas ficam mais evidentes. Muitas pacientes deixam para cuidar só depois de alguns anos, o que dificulta a melhora — diz Betina Stefanello, assessora do departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Não há cura e tratamento é contínuo

O tratamento para amenizar as manchas pode começar ainda durante a gestação, mas os recursos são restritos.

— Cada caso é avaliado separadamente para saber quais técnicas podem ser usadas. Depois que o bebê nasce, o tratamento tópico, normalmente, pode ser feito sem problemas — explica Livia Pino, dermatologista e professora da Universidade de Medicina de Valença.

Melasma não tem cura (poucos são os casos que regridem sem tratamento), mas tem controle. Segundo Livia Pino, é preciso manter o tratamento para amenizar as manchas e continuar se protegendo:

— Não adianta tratar a mancha se a paciente continua se expondo ao sol, pois a pele vai manchar de novo.

De acordo com as especialistas, a luz fluorescente, de computadores e celulares podem ajudar a desencadear o melasma. Por isso é importante usar protetor solar mo para ficar dentro de casa.

Proteja-se do sol

Use protetores solares todos os dias, até mesmo para ficar dentro de casa. Se não for ficar exposta ao sol, reaplique o produto a cada 3 horas. Caso esteja ao ar livre, repita a aplicação em até 2h.

O filtro solar deve ter, no mínimo, fator 30 FPS e proteção contra os raios ultravioleta. Os que possuem cor, como se fossem uma base, protegem ainda mais

Evite ficar exposta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, pois nestes momentos há maior incidência de raios solares

Sempre use chapéus, viseiras e óculos escuros para proteger seu rosto do sol.

Você leu esta matéria primeiro em Jornal Extra Online:
https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/melasma-problema-causa-manchas-no-rosto-comum-em-gravidas-afetou-ivete-22295071.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>