Maquiagens funcionam como barreira que ajuda a prevenir doenças

Produtos de boa qualidade, com nutrientes e hidratante, vão além da beleza e protegem a pele das agressões do dia a dia.

Produtos de boa qualidade, com nutrientes e hidratante, vão além da beleza e protegem a pele das agressões do dia a dia.

Ao fazer o ritual de beleza diário que inclui o uso de maquiagem, muitas mulheres não imaginam que esses cosméticos podem ser aliados na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento. Os benefícios para a saúde de produtos antes destinados apenas ao embelezamento foi um dos assuntos discutidos no Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado em março deste ano. A atuação como anteparo físico, protegendo a pele da radiação ultravioleta e de danos ambientais, é a principal vantagem.

Segundo o dermatologista Abdo Salomão Junior, em curto prazo as maquiagens ainda podem servir de hidratante e ter efeito farmacológico, quando contêm vitamina C ou agentes antiacnéicos na fórmula. Mas, para fazer bem, os produtos precisam ser de boa procedência.

“Qualidade é tudo! Uma maquiagem de alto nível não provoca acne nem deixa os poros abertos e pele brilhosa. A ruim favorece uma série de problemas, como manchas, oleosidade e espinhas” diz o médico.

Segundo a dermatologista Jeanne Herdy, cosméticos de má qualidade contêm substâncias inadequadas na composição, como chumbo. “Deve-se sempre ter atenção também à data de validade, para evitar reações alérgicas”, orienta.

Apesar de o uso de maquiagem trazer benefícios à saúde, a regra de retirar todo o produto antes de dormir, com sabonetes e demaquilantes adequados ao tipo de pele, continua válida.

“Isso é importante para limpar os resíduos tóxicos, a própria oleosidade e a poluição. O cuidado melhora a qualidade da pele e afasta bactérias que podem causar lesões”, ressalta Jeanne Herdy.

Benefícios além da beleza

Base e pó compacto
Estudos mostram que a aplicação de pigmentos no rosto – principalmente os ricos em óxido de ferro – é capaz de fazer uma blindagem contra a luz visível. Isso resulta em maior refração da luz e uma maior proteção contra os raios UV. Então, tanto a base quanto o pó são aditivos do protetor solar.

Sombra
A utilização de sombra regularmente – sobretudo junto à base do nariz e o no canto medial dos olhos, área de difícil aplicação do protetor solar – acaba formando, assim como a base e o pó, uma película de pigmentos que protege a região da exposição da radiação ultravioleta.

Isso também diminui a incidência de câncer nessa região, onde a pele e bastante fina, sensível e predisposta ao aparecimento de lesões malignas.

Rímel, lápis e kajal
A aplicação de rímel nos cílios age como uma proteção, que se trona mais eficaz se somada ao uso de lápis ou kajal. Eles funcionam como um anteparo contra a entrada de micro-organismos nos olhos, protegendo-os de agentes externos causadores de processos infecciosos, como conjuntivites virais e bacterianas.

No geral, esses cosméticos revestem o tecido como um todo, por conta de pigmentos e outras substâncias contidas na formula, o que provoca um processo de oclusão completa da pele e colabora, e muito, na preservação da epiderme.

Batom
Hoje os batons oferecem aos lábios a proteção necessária para deixá-los úmidos e hidratados. Aqueles com efeito mate, mas tinturados e opacos, que provocam uma oclusão total sobre a mucosa, são os mais indicados para maior proteção também contra danos ambientais, como vento, frio e sol, que pode levar ao envelhecimento.

O uso de cosméticos de boa qualidade evita a formação de queratoses actínicas (lesões vermelhas e escamosas) e queilites (processos inflamatórios dos lábios) por conta de uma blindagem, inclusive contra a penetração de micro-organismos.

Fonte:
Jornal Extra – http://goo.gl/Cpa7Ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>